A capacitação foi disponibilizada aos técnicos e condutores de ambulância. Temáticas como Motivação da Equipe, Relação Interpessoal e Protocolo de Atendimento APH – Pré Hospitalar foram discutidos nos dias 27 e 28. De acordo com a coordenação do Núcleo de Educação Permanente, foram abordadas, durante os dois dias de encontro, desde as rotinas internas às normas que conduzem o atendimento qualificado.
“A capacitação visa melhorar o atendimento ao cidadão, nesse módulo está sendo tratado sobre os procedimentos do dia a dia, que engloba desde o recebimento do pedido de socorro ao atendimento da ocorrência no local chamado”, explica o coordenador do NEP, Reneclei de Sousa, ao afirmar que com estes treinamentos o maior beneficiado é a sociedade, que passa a ter equipes mais preparadas para lhes prestar atendimento.
O treinamento foi estruturado na base teórica (com explanação dos instrutores do NEP, Luciano Figueredo, Francisco Vilson e Reciclei de Sousa) e parte em prática - com simulação de situações a serem atendidas no cotidiano e vídeo conferência com o NEP do SAMU de Minas Gerais, que é referência no Brasil em atendimento de urgência e emergência.
Segundo a secretária de Saúde, Conceição Madeira, “o SAMU precisa estar sempre alinhado e preparado para atender às diversas situações de emergência, devido à própria relevância de seu serviço, e por isso há uma preocupação da Secretaria Municipal de Saúde em ofertar essas atualizações tanto para os servidores do SAMU como de outros programas da SEMUS”, ressalta.
Para a técnica Jucileia Sena, o treinamento veio em boa hora. “É um treinamento que nós sempre esperamos, porque saímos daqui mais animados, ao conhecer a realidade de outras bases, como a de Minhas Gerais, que é referência, e percebermos que nosso trabalho não deixa a desejar em nada, além de sairmos daqui com mais aparatos técnicos para servir o cidadão”, observa a técnica em Enfermagem.
O condutor de ambulâncias, Jailson Ferrerira, concorda com Jucileia e afirma que o treinamento é de grande relevância porque enriquece a equipe em conhecimento, o que proporciona um atendimento de melhor qualidade. “Conhecimento nunca é demais, e nesses treinamentos a gente sempre aprende algo novo que nos permite atuar com novas práticas”, reconhece ao agradecer a iniciativa da secretaria.
Vale ressaltar ainda que, segundo a coordenação do SAMU, nesse primeiro momento as capacitações estão direcionadas aos assistenciais, porém serão criados e abordados vários outros temas que contemplarão também atualização para os médicos e atendentes do SAMU. “E, além de treinar as equipes de Imperatriz, nós ofertaremos capacitação para as demais equipes da regional, como das cidades de Amarante, Balsas, Grajaú, Barra do Corda, Açailândia e Buriticupu, entre outras”, afirma o coordenador do SAMU, Franklin Roosevelt. (Maria Almeida / ASCOM)
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