Mais de três mil alunos, com turmas das zonas rural e urbana, participarão do simulado

Alunos das turmas do 4º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Imperatriz realizam nessa quarta-feira, 15, e quinta-feira, 16, simulados de língua portuguesa e matemática para avaliação de desempenho. A iniciativa faz parte do projeto "Melhor ensino maior Ideb", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, ainda no ano passado, como preparatório dos estudantes para a Prova Brasil.

Com o envolvimento de mais de três mil alunos, incluindo 115 turmas da zona urbana e mais 15 da zona rural, o teste propiciará ao professor diagnosticar o grau de aprendizagem dos estudantes nas disciplinas envolvidas. A partir dos resultados, terá tempo para realizar as intervenções necessárias na turma, identificar aqueles que ainda precisam avançar e redirecionar seu planejamento.
"Este ano, nosso objetivo foi trabalhar o projeto com os professores do 4º ano para deixarmos nossos alunos ainda mais preparados, porque em 2019 será novamente momento avaliativo para o 5º ano com a Prova Brasil. Assim, fizemos formação com os professores, estamos preparando os alunos de forma antecipada", explicou a coordenadora do departamento dos Anos Iniciais, Rinalva Sales de Oliveira.
O secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, observa que, com a continuidade do projeto, a Semed terá mais controle de como os alunos estão em nível de aprendizagem, saindo do 4º para o 5º ano. "Precisamos acompanhar e fazer as intervenções necessárias para alcançarmos melhores pontuações na Prova Brasil, uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação, como parâmetro para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb", destacou.
Sobre a elaboração do simulado, a equipe do Setor dos Anos Iniciais foi a responsável, sendo acompanhada pela secretária adjunta de Educação, Genilza Sipião. Já a aplicação, além da participação dos organizadores, contou com apoio das coordenações pedagógicas escolares na aplicação em locais diferentes dos seus postos de trabalho e mais da equipe técnica da Semed.
O resultado final dos testes será divulgado às escolas no prazo de até 30 dias. Esse tempo, de acordo com a organização, é necessário para as devidas correções e tabulação das informações turma por turma.

IDEB - Segundo definição do Portal MEC, a Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Inep/MEC, que tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, eles informam sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. (Sara Ribeiro - Ascom)