Aspectos da última edição do SALIMP no Centro de Convenções

Domingos Cezar

Há várias edições, a coordenação do Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) vem recebendo apoio e patrocínio de órgãos, instituições e empresas públicas e privadas. Os principais patrocinadores são o Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Grupo Mateus, os quais garantiram manter seus patrocínios.
Em sua última edição, o Salão do Livro foi reforçado com a instalação de um estande da Vara da Infância e Juventude e Comissariado de Justiça, por intermédio do juiz Delvan Tavares. O magistrado, na companhia de comissários de justiça, trabalhou durante todo o período do evento, que é visitado por milhares de crianças e adolescentes.
O Governo do Estado, por sua vez, também mantém um estande com serviços voltados para a comunidade. Um desses serviços foi a instalação da CIRETRAN. Também manteve por algumas edições um estande da Casa da Cultura Josué Montello, que mostrava as obras do famoso escritor maranhense.
A Prefeitura Municipal em todas as edições tem mantido um estande da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, com palestras educativas e atividades lúdicas, tendo como público alvo o infanto juvenil. Este ano, o prefeito Assis Ramos decidiu ampliar a participação da Prefeitura dentro do Salão do Livro.
O gestor municipal vai instalar um comitê itinerante, enquanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Minerais vai instalar contêineres para o recolhimento do lixo produzido, ministrar palestras de consciência ambiental e apresentar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Imperatriz.