Em seis anos, a Prefeitura de Imperatriz ampliou o número de creches e melhorou o atendimento às crianças de 0 a 5 anos em turmas de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Lana Zuza, que coordena o Setor de Educação Infantil da SEMED, explica como se deu a ampliação. "Hoje, 10.007 alunos recebem educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano em 120 unidades escolares (escolas e creches), destas 33 são creches e 87 são escolas distribuídas em bairros da zona urbana e rural da cidade. Em 2009, quando o prefeito Sebastião Madeira assumiu o governo, eram apenas 25 creches".
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, explica que, além da ampliação do número de creches realizada ao longo de seis anos, a Prefeitura de Imperatriz está ampliando o número de escolas de Educação Infantil em parceria com o Ministério da Educação.
"Estão em construção em Imperatriz seis escolas modelo Pró-Infância em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para atender turmas de Educação Infantil nos bairros Santa Inês, Sanharol, Vila Mariana; Residencial Dom Affonso Felippe Gregory (PAC) e Residencial Itamar Guará (PAC2). Além das que estão em construção, já está em funcionamento a Escola Municipal Edelvira Marques (Planalto), também modelo Pró-Infância".
Durante a entrevista, Lana Zuza divulgou ainda algumas ações desenvolvidas nas unidades escolares com turmas de Educação Infantil em Imperatriz:
Entrega de livros didáticos: Todas as 33 creches da rede municipal de ensino de Imperatriz receberam cada uma em fevereiro deste ano: livros didáticos, kit multimídia, 126 livros referentes à educação infantil para compor uma biblioteca e brinquedos que irão subsidiar o trabalho dos professores. Todo esse material de brinquedos, kit multimídia e biblioteca estão dentro das diretrizes curriculares para a Educação Infantil, que possui dois eixos norteadores para desenvolver o cognitivo e o motor da criança através das interações e brincadeiras.
Projeto Saúde e Bem Estar: Integrando "Diretrizes em Ação", o Projeto "Saúde e Bem Estar" tem o objetivo de promover hábitos e autonomia em crianças de 0 a 3 anos no ambiente escolar, criando meios que assegurem novas aprendizagens, bem como compreender a alimentação saudável como uma ação que envolve as dimensões afetivas, educativas e socioculturais. (Luana Barros - ASCOM)