Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de capacitação profissional na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Imperatriz. São 350 vagas em 11 cursos profissionalizantes disponibilizados no Ifma, Senai e Senac. As matrículas podem ser realizadas durante todo o ano nos Cras, Creas e Bolsa Família, sendo que algumas turmas já têm início previsto para o mês de maio. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar a carteira de identidade, o CPF e o Número de Informação Social (NIS) da família.
Em 2011 o prefeito Sebastião Madeira e a secretária da Sedes, Miriam Reis, assinaram o termo de adesão junto ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Plano Brasil Sem Miséria. Os cursos são custeados pelo Governo Federal, a adesão ao programa valerá até 2014. Esta é a segunda etapa desde a adesão ao Pronatec. Na primeira já estão sendo capacitadas 400 pessoas para o mercado de trabalho em Imperatriz.
O Pronatec é uma ação de formação profissional para beneficiários de programas federais de transferência de renda (Bolsa Família, Peti, entre outros) e tem por objetivo ampliar as possibilidades da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Podem participar dos cursos os beneficiários titulares ou dependentes com idade entre 18 e 59 anos, sendo que qualquer membro da família pode se matricular nos cursos, não havendo limite de inscrições por família.
A secretária da Sedes, Miriam Reis, destaca que muitas vagas de emprego se perdem por não terem pessoas com qualificação profissional necessária. “O Pronatec vem para suprir a necessidade de mão de obra, com cursos que qualificam as pessoas para o mercado de trabalho, tendo como objetivo possibilitar uma vida digna para essas pessoas através daquilo que elas produzem”, ressalta.

Cursos ofertados
Ao todo são 11 cursos profissionalizantes, no Ifma: desenhista da construção civil e operador de microcomputador; no Senai: operador de microcomputador e no Senac: assistente de cabeleireiro, manicura/pedicura, depilador, auxiliar de sozinha, garçom básico, copeiro, camareira em meios de hospedagem e operador de computador. Uma vez matriculado, o candidato não pode desistir do curso, pois ficará impossibilitado de se inscrever nos próximos cursos ofertados pelo Pronatec.
Além da gratuidade da mensalidade, o programa também isenta o beneficiário dos seguintes custos: transporte, alimentação e material didático. De acordo com Miriam Reis, a preocupação da prefeitura não é só com a qualificação, mas também com a inserção das pessoas no mercado de trabalho. Para isso, é realizada uma parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e com o Banco do Nordeste, que proporciona a possibilidade das pessoas montarem o seu próprio negócio.