Durante três dias desta semana, a equipe da Vigilância em Saúde, em parceria com soldados do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, esteve nas ruas da cidade em uma força tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação de cunho preventivo passou por pontos críticos do município eliminando os focos de criadouro do mosquito.
As equipes passaram por imóveis dos bairros Vila Nova e grande Bacuri, que inclui União, São José do Egito e São Salvador, levando orientações, aplicação de larvicida e retirando todo e qualquer material que estava nos quintais servindo como foco de criadouro do mosquito, como pneus, latas e garrafas.
Segundo o prefeito Sebastião Madeira, a prevenção é considerada a melhor estratégia de combater o mosquito transmissor da dengue e do zika vírus - causador da microcefalia. Por isso mesmo, Imperatriz, não tendo registrado nenhum caso de dengue nos últimos três meses, viabilizou essa ação junto ao Exército para potencializar o trabalho que já é feito diariamente pela equipe da Vigilância em Saúde.
"Minha palavra aqui é de agradecimento", afirmou Madeira ao iniciar sua fala, ressaltando o trabalho dos Agentes de Endemias frente ao combate à dengue, que tem acometido cada vez menos pessoas em sua gestão.
"Esse trabalho de prevenção é para diminuir a incidência de casos de dengue e também a possibilidade de outras doenças mais graves. Eu quero agradecer ao Exército por estar conosco nessa tarefa e a equipe dos Agentes de Endemia que estão trabalhando esta semana acima do horário contratual. Uma prova de que o compromisso de vocês é com a cidade, e não só com o salário", frisa.
Madeira parabenizou ainda a atuação da coordenação municipal da Vigilância em Saúde, que em sua visão tem realizado um excelente trabalho. "Quero também parabenizar a coordenação deste trabalho, porque líder é aquele que motiva as pessoas, e vocês são motivados, prova maior é que vocês estão aqui nessa força tarefa. Então, percebo que a forma de trabalho é de parceria e não de imposição e eu quero agradecer aqui a coordenadora e ao grupo por essa atuação que tem nos dado resultados cada vez melhores. Este ano, por exemplo, nós notificamos apenas 205 casos da doença em Imperatriz", afirma o prefeito.
Por sua vez, Wyderlannya Aguiar, coordenadora da Vigilância em Saúde do Município, agradeceu o empenho da administração e dos Agentes de Endemias. "Desde agosto até agora, não tivemos nenhum caso de dengue no município e isso devemos exclusivamente a vocês e à gestão. À gestão porque não deixou faltar material de trabalho de forma alguma, dando-nos sempre todo o apoio. E a vocês que são os guerreiros que estão aí em campo todos os dias, batendo de porta em porta para fazer esse controle diário dessa larva. Nós temos casos de outros Estados que já estão vivendo momento de epidemia, momento de surto; que solicitou apoio da Força Nacional para combater a doença, ao contrário da nossa realidade, que estamos fazendo trabalho preventivo", disse Wyderlannya.
Os agradecimentos aconteceram na manhã de sexta-feira (04), no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), quando o Madeira e Wyderlannya reuniram toda a equipe antes de sair para o campo na tarefa de concluir o trabalho proposto para o plano de ação. Ao se pronunciar, o Tenente Mauro, representando o Exército, colocou-se à disposição para colaborar em próximas tarefas e elogiou a ação da Prefeitura.
"Também gostaria de parabenizar a prefeitura pela iniciativa de prevenção. Embora não tenhamos registrado casos nos últimos meses, não nos acomodamos e isso é um diferencial. Gostaria de ressaltar também que, por meio dessas parcerias, ganham tanto nossos soldados, que aprendem um pouco mais com sua equipe, como a população, que diminui a probabilidade de adoecer", enaltece. (Maria Almeida - ASCOM)
Comentários