Após curta ausência regressou a Imperatriz o prefeito Renato Moreira, logo ouvido por “O PROGRESSO” sôbre os motivos e frutos dessa viagem.

De S. Exa. podemos colher o seguinte:

— Os problemas que procuramos solucionar dependem de entrosamento perfeito entre a Prefeitura e os Governos Federal e Estadual. Motivou essa viagem o prosseguimento de entendimentos com o Sr. Governador e Secretários de Estado, no Maranhão, e com o MEC, especialmente, em Brasília.

E, prosseguiu o entrevistado, vai aqui um ligeiro relatório do que fizemos nessa viagem.

O NOVO AEROPORTO

Nosso campo de aviação já não atende as exigências mínimas de segurança, além da falta de qualquer confôrto. Daí o nosso desejo da imediata mudança do aeroporto para local mais apropriado, com construção que obedeça prescrições técnicas e favoreça o surgimento entre nós de outras companhias aéreas e outros tipos de avião atualmente impossibilitados de descer em Imperatriz.

Mantivemos contatos, para isso, com a Secretaria de Viação e Obras Públicas, sendo que o Dr. Haroldo Tavares, titular da mesma, já foi a Recife tratar junto à Segunda Zona Aérea dos detalhes da construção do nôvo aeroporto cujas obras terão início até setembro próximo.

RAMPA

Em Goiânia estamos conse-guindo junto ao Departamento de Portos e Vias Navegáveis a liberação de verbas para a construção de uma rampa de acesso ao nosso pôrto fluvial. Temos promessa de que até julho a verba será liberada, logo após isso os serviços serão atacados.

ASFALTO

Junto ao Governo do Estado conseguimos a continuidade dos serviços de asfaltamento da cidade, o que acontecerá tão logo a Secretaria de Viação tenha liberada sua verba para esse serviço, brevemente ao que tudo indica.

REDE DE ESGOTOS

Em junho deverá vir a Imperatriz o engenheiro encarregado do levantamento da rêde de esgôtos de Imperatriz, obra prioritária.

LUZ

Os grupos geradores prometidos para Imperatriz pelo Govêrno do Estado, infelizmente já não virão, vez que foram requisitados pela Companhia de Eletrificação do Vale do São Francisco, para Fortaleza. Todavia, o Sr. Governador garantiu-nos a remessa de outros grupos geradores, atualmente em fase de recuperação.

O posteamento e as instalações da rêde elétrica já foram por nós conseguidos graças à aprovação pelo BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento) de uma verba de NCr$ 800.000,00, para sse fim.

Embora não podendo ainda fixar datas, verdade é que esperamos para a iluminação de toda a cidade, com energia bastantes para o atendimento ao nosso parque industrial.

TELEFONES

De entendimentos mantidos com a EMBRATEL conseguimos instruções para que a Telefônica de Imperatriz consiga junto ao BNH um financiamento a longo prazo para a instalação de no mínimo mais 1.000 telefones automáticos, facilitando assim a aquisição dos aparelhos por grande número de usuários, em condições bem mais favoráveis que as atuais.

GRUPO ESCOLAR

Conseguimos do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília, a assinatura de um convênio para a instalação de mais quatro salas de aula no município. Dessas, cons-truiremos duas no povoado São Félix e outras duas nesta cidade, anexas ao Grupo Escolar Marly Sarney.

Concluída a construção das salas teremos a liberação de uma verba de NCr$ 100.000,00 para a construção de um moderno prédio destinado ao funcionamento de mais um Grupo Escolar em nossa cidade.

MERENDA ESCOLAR

Ainda junto ao MEC conseguimos a obtenção de merenda da escola para ser distribuída em tôdas as escolas municipais e escolas particulares gratúitas. A Prefeitura já deslocou para São Luís um funcionário que será orientado quanto a essa distribuição da merenda escolar.

SENAM

Finalmente, ainda em Brasília, conseguimos a instalação em Imperatriz, até o dia 15 de maio, do “MUNICÍPIO-ESCOLA” destinado à reformulação administrativa municipal, descentralização dos serviços burocráticos e treinamento do funcionalismo municipal. Essa Escola atenderá a tôdas as Prefeituras de nossa região e ainda às nossas co-irmãs do Estado de Goiás (norte do Estado). O aparelhamento e os técnicos-profissionais serão fornecidos pelo próprio SENAM.

Estamos cogitando do alojamento e demais assistência a esse pessoal.

O “MUNICÍPIO-ESCOLA” foi criado em Imperatriz por insistência nossa, já que se pretendia instalá-lo em Carolina. Contamos para essa instalação com a máxima boa vontade do Dr. Raul Armando Mendes, Diretor do Senam, que prestigiará a ministração do curso vindo até nossa cidade. — outras novidades nos foram prometidas pelo Sr. Prefeito.

Por enquanto, resta-nos fazer votos que a viagem de Sa. Exa. traga realmente todos esses benefícios até nós, o que significará grande impulso ao crescimento de nossa cidade.