A Câmara Municipal de Imperatriz será palco nesta quinta-feira (19), a partir das 14h, da audiência pública que será promovida pelo Fórum Regional das Entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia e do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. O evento é alusivo à Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O prefeito Sebastião Madeira confirmou ontem à reportagem que participará da solenidade de abertura da audiência pública do Fórum Regional das Entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia. “Nós, desde o primeiro mandato, temos desenvolvido políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana de Imperatriz”, disse.
A coordenadora do Fórum, Maria da Conceição Silva, ressalta a programação na última segunda-feira (16) com palestra realizada no auditório da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), no bairro Nova Imperatriz. “Nós temos realizado palestras nas faculdades e instituições de polícia, considerados de suma importância à comunidade imperatrizense”, disse ela, ao convidar a sociedade a participar da audiência pública que ocorrerá no plenário Léo Franklin, na Câmara Municipal de Imperatriz.
Na sexta-feira (20), a partir das 8h, na Praça de Fátima, será realizada ação social e panfletagem com exposição de material do centro e associações; informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), passe livre municipal e federal e demonstração das oficinas terapêuticas.
“Nós realizaremos no sábado (21), a partir das 16h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), localizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro, show de talentos das pessoas com deficiência”, informa ela, que estende convite à população para assistir a apresentações de danças, grupos musicais e exposição de materiais das associações.
Mobilidade - A coordenadora do Fórum observa que empresas que operam o transporte coletivo de passageiros na cidade estavam deixando a desejar em relação à mobilidade, pois a determinação do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (Conade) é que todos os ônibus de transporte coletivo devem oferecer rampa com elevador aos portadores de necessidades especiais, desde o ano de 2008.
“É uma necessidade dos cadeirantes e demais deficientes físicos esses equipamentos nos ônibus de transporte coletivo de passageiros, onde atualmente é uma realidade depois de muita luta da sociedade”, comemora Maria da Conceição, coordenadora do Fórum Regional das Entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia.