Ao participar da mesa técnica promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), na manhã dessa quinta-feira (3), no auditório do Shopping Imperatriz, o prefeito Sebastião Madeira incentivou os líderes de associações rurais a se regularizarem para receber os recursos destinados para implementação da agricultura familiar.
O prefeito de Imperatriz explicou aos prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Agricultura de vários municípios da região tocantina que a Sedagro está proporcionando aos pequenos produtores uma grande oportunidade de produzirem mais. Ele justificou, inicialmente, a ausência da secretária Conceição Andrade na reunião que, segundo ele, desceu do avião, quando tomou conhecimento que, em função da chuva, o aeroporto de Imperatriz não havia teto para o pouso da aeronave.
“Entretanto, conversei com a secretária por telefone e ela me informou que o Governo do Estado, através da Sedagro, vai liberar até o final do ano R$ 10 milhões para serem investidos na agricultura familiar”, disse Madeira, acrescentando que para o próximo ano já estão garantidos mais R$ 14 milhões para esta área.
Ele lembra, contudo, que para receber esses recursos, as associações têm que apresentar projetos consistentes, devidamente regularizados. De acordo com Sebastião Madeira, o município de Imperatriz possui hoje 38 associações de produtores rurais, mas ressaltou que destas apenas 11 estão regularizadas, sendo, portanto, aptas a receberem os recursos.
O gestor imperatrizense observou ainda que, de acordo com o Edital Nº. 001/2011, apresentado pelo Governo do Estado, esses recursos são provenientes do denominado “fundo perdido”, razão porque as entidades rurais organizadas que tiverem acesso não precisarão devolver, “a não ser que eles não sejam aplicados corretamente”, alertou. Madeira disse ainda que esse é o momento de todas as associações se regularizarem, “pois aquela que não se organizar vai ver apenas a banda passar”, advertiu.
Madeira reiterou também que todas as associações ligadas à agricultura familiar têm mercado garantido e explicou: “O município é obrigado – por lei – a aplicar um mínimo de 30% dos recursos na compra de produtos da agricultura familiar”. Ele parabenizou o governo do estado por mais essa ação e estimulou a todos a realizar um grande mutirão “para que possamos nos organizar, nos preparando para ter acesso a esses recursos que são de vital importância para esse setor produtivo”, concluiu.
Orientação técnica - Ao usarem da palavra, a vice-prefeita de João Lisboa, Edna Maria Soares, bem como o prefeito de São João do Paraíso, Edemir Aguiar Silva, e o prefeito de Estreito, Zequinha Coelho, se disseram ressentidos da presença de técnicos da Sedagro para orientarem os produtores da agricultura familiar de seus respectivos municípios. Para Edna Maria, o município de João Lisboa necessita de apoio técnico e até mais humano por parte do Governo do Estado.
De acordo com o prefeito Edemir Aguiar, seu município vem buscando parceria com o Governo do Estado visando estimular a agricultura familiar de São João do Paraíso. O prefeito de Estreito, Zequinha Coelho, lembrou que as presenças de técnicos da AGED e da AGERP são de fundamental importância na orientação dos agricultores. “Com tecnologia, nossa agricultura tende a crescer e melhorar”, conclui Coelho. (Comunicação)
Comentários