Prefeito Madeira e a secretária Conceição Madeira durante visita a unidade móvel de oncologia, no bairro Vila Nova

O prefeito Sebastião Madeira e a secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, visitaram na manhã dessa segunda-feira (27) a unidade móvel de oncologia (ônibus) instalado em frente à Unidade Mista Clésio Fonseca, no bairro Vila Nova.
Atualmente, foram realizados cerca de 400 atendimentos às mulheres na realização do teste de Papanicolau —exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer de colo do útero.
O exame deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Após três exames anuais consecutivos normais, o teste de Papanicolau pode ser realizado com menor freqüência, podendo ser, em mulheres de baixo risco, até a cada três anos, de acordo com a análise do médico. Porém mulheres com pelo menos um fator de risco para câncer do colo uterino devem continuar se submetendo ao exame anual.
O Papanicolau consiste basicamente na coleta de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posteriormente por um citopatologista (que pode ser um biomédico, farmacêutico bioquímico ou médico) ao microscópio. É citológico, examina a morfologia das células da mucosa do colo do útero, analisa alterações nas células cervicais, chamadas de displasia cervical.
A coordenadora da unidade móvel oncológica, Vilenice Batista, observa que a primeira região da cidade a ser beneficiada com o atendimento do serviço móvel esta sendo o grande Vila Nova.
Segundo ela, o veículo é equipado para a realização de exames preventivos de quatro tipos de câncer: colo do útero, mama, próstata e pele. Ela confirmou que os primeiros exames já estão sendo entregues aos pacientes.
Homens – Em média 300 homens já foram atendidos com o PSA (Prova do Antígeno Prostático) – o conhecido exame de Próstata. “Pacientes do grande Vila Nova devem realizar o pré-agendamento na unidade móvel que fica em frente a unidade de Saúde Clésio Fonseca, na rua Dom Marcelino”, orienta.
A equipe médica é composta por especialistas nas seguintes áreas: Dermatologista, Ginecologista, Urologista, Mastologista, Radiologista de Oncologia que trabalham diariamente no combate ao câncer.

Agentes Comunitários de Saúde realizam cadastro

Para agilizar o atendimento à comunidade, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizaram cadastro dos moradores do bairro Vila Nova e de regiões circunvizinhas. O ônibus-hospital continuará atendendo, durante período indeterminado, os moradores em frente à Unidade Mista de Saúde Clésio Fonseca.
A meta, de acordo com a coordenadora da unidade móvel oncológica, é atender todos os pacientes cadastrados até concluir a demanda de exames de Papanicolau (PCCU), Próstata (PSA) e biopsia de pele.
A unidade móvel – O ônibus modificado que custou R$ 2,3 milhões foi financiado da Fundação Vale e equipado pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação PIO XII Barretos), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos. O veículo de dois andares foi dividido contando em sala de espera com TV; outra de mamografia (com mamógrafo de última geração); uma de coleta de colpo citologia para realização do Papanicolau e há ainda a sala de exame de pele e um centro cirúrgico.
No caso do câncer de pele será possível fazer o exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Hoje, 90% dos casos relacionados ao câncer de pele já são resolvidos nesse tipo serviço. (Ascom)