Na tarde de ontem (20), o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O órgão tem a finalidade de atuar junto às políticas públicas da área rural e da questão ambiental. Com a eleição, as questões referentes à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) vão passar pelo conselho, que deverá fiscalizar as ações da pasta.
O evento de posse aconteceu na sede da Prefeitura Municipal, a partir das 15h. Os conselheiros empossados foram Juan Alfonso Rodrigues (presidente), Josimar Barros Ferreira (vice-presidente), Emanuel Geraldo Carneiro (secretário), Lourdes Dias Paiva (conselho fiscal), Carlos Fernando Santos (conselho fiscal), Edevan Conrado (suplente) e Agamenom Abrantes (suplente).
A Lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável foi sancionada em 2002. Na ocasião, foi eleito um conselho que permaneceu em atividade até 2004. A partir de então, o órgão foi esquecido. Este ano a Lei foi reformulada e o município voltou a realizar uma eleição para conselheiros.
O secretário de Agricultura de Imperatriz, José Fernandes Dantas, explicou o objetivo da Seaap com a revitalização do Conselho. “[O objetivo] é tornar mais eficiente a fiscalização dos produtores que fazem parte dos Programas de Aquisição de Alimentos [PAAs]. Para isso, nós tivemos que montar um conselho da Agricultura Familiar, que dá maior sustentação aos nossos projetos. Qualquer projeto deverá ser aprovado no Conselho”, disse o secretário.
Atualmente, Imperatriz já possui os Conselhos de Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Educação, Cultura e do Idoso. Cada um desses órgãos ajuda o município com sugestões, fiscaliza as ações das respectivas secretarias e aproxima a gestão do povo. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14208
Comentários