Prédio da AIL se constitui no mais belo conjunto arquitetônico da cidade antiga

Domingos Cezar

O prédio cedido em regime de comodato para a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), considerado o mais antigo da cidade e de grande importância para a história do município, está passando por reformas profundas, que vão desde o solo construído em madeira, até o teto, constituído de madeira e telhas artesanais.
A preocupação dos acadêmicos é dupla, uma vez que eles pretendem manter os traços arquitetônicos, porém o que mais preocupa é a falta de recursos a serem aplicados na execução das obras. Em uma das reuniões foi sugerido que se procurasse o prefeito Sebastião Madeira no sentido de alocar recursos da prefeitura para ajudar na reconstrução do prédio.
Desta forma, o acadêmico Luiz Carlos Porto, atual vice-prefeito do município, ficou com a incumbência de procurar o gestor imperatrizense para colocar a ele a necessidade da Academia. A presidente da AIL, Edna Ventura, informa a todos os acadêmicos que Madeira esteve no prédio da AIL, acompanhado do Porto e do secretário de Infraestrutura, engenheiro Roberto Alencar, onde conheceu o problema.
Edna Ventura informou ainda que já foram concluídas as obras do aterro, bem como foi procedida a troca do piso do escritório. "Estamos concluindo a reforma da biblioteca e da sala anexa, aterro, piso, prateleiras e guerra contra os cupins", ressaltando que tudo está sendo feito dentro de sua estrutura original.
"Após retorno dos livros para a biblioteca, todas as atividades da Academia - reuniões, palestras e saraus - serão realizadas na Sala Edelvira Marques, pois iniciaremos o reparo do teto do auditório prometido pelo prefeito Madeira", falou, ressaltando que sua preocupação agora é realizar esse serviço urgente em época de chuvas.
A presidenta da Academia Imperatrizense de Letras observou que os bombeiros concordaram em não abrir porta de emergência para a rua (descaracterizaria o prédio) "desde que alarguemos a porta do auditório e mudemos a porta de vidro para uma que abra para fora. Estamos providenciando", afirmou Edna Ventura, concluindo: "Desculpem o transtorno, mas é para nosso conforto".