O presidente da Associação de Imprensa da Região Tocantina (AIRT), jornalista Ozias Pânfilo, retornou esta semana de Recife-PE, onde esteve participando do XV ENAI (Encontro Nacional de Imprensa do Brasil), que reuniu profissionais de imprensa das mais diversas regiões deste país. Por ocasião do evento, Pânfilo foi eleito diretor-conselheiro desta entidade que congrega profissionais de imprensa de todo o Brasil.
Mas não foi apenas o novo cargo e sua participação que deixaram o presidente da AIRT eufórico. A conversa mantida com JH de Oliveira Júnior, o criador e coordenador do ENAI, também deixou Ozias Pânfilo muito satisfeito. O dirigente nacional prometeu buscar recursos para a construção da sede da AIRT em Imperatriz e orientou que ele procurasse um arquiteto para elaborar o projeto de construção da moderna sede.
De acordo com Ozias Pânfilo, ele pretende construir nos cerca de 1.800m² de área uma sede ampla com auditório, locais de recreação e salas de laboratórios para rádio e televisão. “Os laboratórios serviriam para treinar os estudantes de Comunicação, bem como as pessoas que desejassem ingressar na área de Comunicação”, explica Pânfilo, acrescentando que já está buscando essas providências.
Ozias Pânfilo, que esteve visitando a Assessoria de Comunicação da Prefeitura (ASCOM), onde foi recebido pelo assessor-chefe de Comunicação, jornalista Elson Araújo, e sua equipe, afirmou que a entidade ganhou a área do então prefeito Jomar Fernandes, mas que este nem quem lhe sucedeu na prefeitura tiveram o cuidado de realizar a transferência da área, que era da prefeitura, para a AIRT.
“Com isso, a entidade era dona de fato, mas não de direito”, explica Pânfilo, ressaltando que o vereador Raimundo Roma, que é membro da entidade, solicitou na Câmara Municipal a modificação na lei que foi aprovada no legislativo e, imediatamente, sancionada pelo prefeito Sebastião Madeira.
O presidente da AIRT revelou também que o prefeito Sebastião Madeira já assinou o termo de posse transferindo o amplo terreno para o nome da Associação de Imprensa a qual, a partir de agora, passa a ser a dona de fato e de direito da área. Ozias Pânfilo busca agora com a prefeitura a cessão de um arquiteto da Secretaria de Infraestrutura para projetar a sede da entidade.

Seminário
Ozias Pânfilo anunciou, ainda, que a AIRT vai realizar, em parceria com a Assessoria de Comunicação do Município, um seminário científico para se discutir o Maranhão do Sul na área do desenvolvimento. “Já foram muito discutidas as questões políticas do novo estado por entidades e políticos, mas neste seminário queremos falar de desenvolvimento sustentável, das viabilidades econômicas de Imperatriz, região tocantina, visando a criação do novo estado”, concluiu Pânfilo. (Comunicação)