Na manhã de ontem (3), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura da Campanha de Vacinação contra o influenza, o vírus causador da gripe. O Governo do Estado enviou mais de 30 mil doses de vacina para Imperatriz, o que imunizará a população de quase 20 mil idosos na cidade.
A campanha foi aberta na Casa do Idoso, com a apresentação dos idosos em peças teatrais, músicas e danças. Na ocasião, o prefeito Sebastião Madeira foi primeiro a ser vacinado. Também estiveram presentes no evento a secretária de Saúde, Conceição Madeira, e a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis.
Segundo o prefeito, sua administração acertou em dar continuidade ao trabalho desenvolvido na Casa do Idoso. “Graças a Deus, posso dizer que a nossa cidade está ficando melhor do que era, em todos os setores. Nós vivemos para sonhar, para projetar e pensar no futuro, em breve Imperatriz terá três cursos superior de Medicina”.
Para Conceição Madeira, “a vacina é um dos avanços da Medicina, pois previne as pessoas contra várias doenças. Portanto, é importante que a pessoa com idade se vacine, com isso queremos formar uma rede de saúde e bem estar”.
Casa do Idoso - A Casa do Idoso é um programa mantido pela prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Atualmente, a casa assiste 1200 idosos, com cursos de artesanato, alfabetização, recreação, alongamento, ginástica, hidroginástica, hidroterapia, fisioterapia, massoterapia, automassagem, relaxamento, teatro, dança artística, coral, além de atendimento médico, psicológico e assistência social.
Miriam Reis ressaltou a importância da vacinação para os idosos. “Hoje é um dia muito especial, pois a prevenção é tudo, principalmente a imunização. É um momento fundamental a abertura dessa campanha na Casa do Idoso, assim desejamos que a casa seja cada dia mais acolhedora, para que os idosos possam conquistar cada vez mais qualidade de vida”, explicou.
A coordenadora da Casa do Idoso aproveitou para falar sobre a capacidade da equipe da casa. “Na Casa do Idoso nós temos uma equipe de assistência toda especializada. A população idosa tem sido agraciada e beneficiada graças aos avanços dos serviços sociais no município. É um privilégio para a gente trabalhar com a melhor idade, na casa eles praticam várias atividades físicas e lúdicas”, destacou.
Para Maria do Carmo Oliveira, 76 anos, que há 12 anos participa das atividades da Casa do Idoso, a vacina é muito importante para as pessoas de melhor idade. “Mesmo que possamos ficar gripados, a doença vem mais fraca. Antes de eu participar da Casa do Idoso, eu era uma pessoa muito isolada, eu só vivia para a vida doméstica, mas agora eu faço teatro, dança, hidroginástica, hidromassagem, fisioterapia e ginástica”, finalizou. (Comunicação)