O prédio que abriga a Academia Imperatrizense de Letras

Domingos Cezar

Cedido pela Prefeitura de Imperatriz, em regime de comodato, o prédio que abriga a Academia Imperatrizense de Letras - AIL, situado na confluência da Rua Urbano Santos com Rua Coronel Manoel Bandeira, deverá ser reformado ainda neste mês de novembro.
A garantia é do prefeito Sebastião Madeira e do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Alencar, que visitaram o prédio. Por ser engenheiro civil, o secretário fez pessoalmente uma avaliação do estado em que se encontra o velho prédio.
Considerado o mais antigo de Imperatriz, o prédio já abrigou Prefeitura, Câmara, Fórum e já foi palco de muitos debates protagonizados por advogados e promotores, como bem relembra o advogado e escritor Sálvio Dino, membro daquela Casa de Letras.
De acordo com o "prefeito" da Academia de Letras, Agostinho Noleto, a licitação já foi feita e a construtora já se prepara para iniciar a obra. No auditório Vito Milesi, um dos mais atingidos pelos cupins, toda cobertura será substituída por madeirame novo.
"A dificuldade encontrada até o momento é porque os engenheiros da construtora vão manter a arquitetura substituindo apenas a madeira velha por uma nova", explica Agostinho Noleto, ressaltando que o velho prédio vai ser totalmente reformado.
A presidenta da AIL, Edna Ventura, por sua vez, já providenciou o aluguel de um prédio próximo para abrigar todas as cadeiras do auditório, móveis, quadros, computadores e a grande quantidade de livros e arquivos do jornal O PROGRESSO que servem de pesquisa para estudantes.
Enquanto o prédio passar pela reforma, os acadêmicos se reunirão no final da tarde das quintas-feiras no Centro de Formação de Professores. "Acreditamos que o sarau da última quinta-feira deste mês será a última atividade no prédio neste ano", conclui a presidenta Edna Ventura.