Campanha de trânsito foi oficialmente lançada na manhã de ontem

Denis Oliveira

A Prefeitura de Imperatriz lançou oficialmente, na manhã de ontem (27), a Campanha Municipal de Trânsito. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar acidentes e, consequentemente, mortes. A programação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), em parceria com escolas públicas e privadas (fundamental e médio), faculdades e universidades, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran-Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, Rotary, Clube de Diretores Lojistas (CDL), Maçonaria, sindicatos e secretarias municipais.
Estavam presentes o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o secretário municipal de Trânsito, José de Ribamar Alves, o Cabo J. Ribamar; o diretor da Ciretran, João Kleber Viana; o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Francisco Alencar de Sousa; o promotor de justiça Jadilson Cerqueira; o superintendente da PRF, Aluísio Mendes; e o coordenador do curso de Direito da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), Artur Rocha.
O Cabo J. Ribamar destacou a importância da Campanha para a conscientização dos condutores, lembrando da necessidade da redução dos acidentes. “Os acidentes de trânsito têm desmembrado muitas famílias. Não é só em Imperatriz. Em todo o mundo morrem cerca de um milhão de pessoas por ano em acidentes de trânsito. No Brasil, são 45 mil mortes por ano. Nosso objetivo, nesta campanha, é proteger a vida”, disse o secretário.
Durante a campanha serão veiculados vídeos de divulgação, além de faixas, seminários e peças teatrais. Também serão exibidos, em pontos estratégicos da cidade, veículos que se envolveram em acidentes.
Diretor da Ciretran, João Kleber Viana parabenizou a Prefeitura pela campanha. Segundo ele, normalmente, os acidentes de trânsito são causados de forma involuntária. Em Imperatriz, no entanto, esse papel tem se invertido e os motoristas têm tornado-se protagonistas ao desrespeitarem as normas de tráfego.

Excelência
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Aluísio Mendes, que há trinta anos trabalha na PRF, disse que em todo este período viu apenas quatro cidades alcançarem a excelência no trânsito: Petrolina (PE), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Paragominas (PA).
O prefeito Sebastião Madeira demonstrou preocupação com a atual situação do trânsito da cidade. “É necessário que seja introduzido no condutor de Imperatriz o valor da vida. Precisamos mudar o nosso comportamento no trânsito. As pessoas querem uma cidade boa, organizada, mas grande parte da população não quer cumprir a lei. Precisamos de atitudes fortes e vamos tomar estas atitudes”, garantiu.
Em entrevista recente, Cabo J. Ribamar esclareceu que, para a organização do trânsito, é necessário que haja infraestrutura, com sinalização de ruas e abertura de novas vias; fiscalização, feita através de agentes de trânsito e de maneira eletrônica; e consciência do condutor.
Na ocasião, o secretário lembrou as várias vias que foram revitalizadas para tornarem-se alternativas para os condutores, como a avenida Santa Tereza, a Dom Marcelino, a Sousa Lima e outras. Para o secretário, a sinalização da cidade também melhorou, dando totais condições de tráfego. Ele também lembrou que trinta novos agentes de trânsito foram aprovados no último concurso e devem ser convocados já no início do próximo ano