Gestores escolares têm até 3 de novembro para a revisão e eventuais modificações nas informações declaradas no Censo Escolar da Educação Básica 2016. O prazo foi estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para que as escolas acessem o sistema 'Educacenso' e façam as retificações nos relatórios com os dados preliminares do Censo.
Os relatórios contêm informações detalhadas sobre a situação das escolas, turmas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, por escolas das redes municipal, estadual e privada, representadas legalmente por seus gestores escolares e secretários de educação.
De acordo com o Superintendente de Estatística da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenador Estadual do Censo Escolar, Mário Alberto Xavier Gomes, "a veracidade dos dados colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas de educação, bem como a distribuição de recursos, da União para estados e municípios, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de outros programas do Ministério da Educação, como Livro Didático, Alimentação Escolar, Recurso Financeiro Direto para Escola, Transporte Escolar, entre outros", destacou.
A Coordenação Estadual do Censo Escolar do Maranhão orienta, acompanha e supervisiona toda a execução do processo censitário nas escolas de suas redes de ensino, zelando pela qualidade das informações e pelo cumprimento das normas e prazos estabelecidos pelo Inep.
Para mais informações, gestores escolares devem acessar: http://portal.inep.gov.br/ ou pelos emails: estatisticama@inep.gov.br, censoescolar@educacao.ma.gov.br ou ainda pelo telefones: (98)3218-2324/2359.