Hemerson Pinto
Como previsto pela Defesa Civil do Município de Imperatriz e anunciado na edição de ontem de O PROGRESSO, as praias do Cacau e do Meio sentiram o leve aumento do nível do rio Tocantins, registrado nas primeiras horas da sexta-feira, 29. O espaço utilizado pelos banhistas foi reduzido depois que ás águas subiram 1metro em 72 horas.
O impacto não foi maior, segundo o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, “porque os riachos, que são os afluentes, estão secos, e assim o volume de água vai primeiro tomando os leitos dos riachos e uma quantidade menor é distribuída no rio”.
Na tarde da última sexta-feira, com a vazão em 1.840m³ de água por segundo, restou na Praia do Cacau um pequeno banco de areia, e na Praia do Meio, ficou fora da água apenas o pedral. “Tudo isso em virtude da vazão da Hidrelétrica de Serra da Mesa ter aumentado para preencher o nível do reservatório da Hidrelétrica de Tucuruí”, explicou Francisco das Chagas. A previsão é que nos próximos dias a vazão mantenha estes níveis, com pequenas alterações.
A orientação para quem procurar lazer nas águas do rio Tocantins neste final de semana é redobrar os cuidados, principalmente com crianças, e evitar exageros com a bebida alcoólica.
Segundo o 3º Grupamento de Bombeiros Militar, a água está prestes a invadir algumas barracas e serão necessários no máximo mais 50cm de água para o rio cobrir totalmente a Praia do Cacau. Os bombeiros continuarão o trabalho de monitoramento.
Comentários