Praias continuam como opção de lazer

Hemerson Pinto

No início da semana passada, a Superintendência da Defesa Civil anunciou que o período de praias em Imperatriz havia chegado ao fim. Previsto para 60 dias de areia e águas rasas nas praias do Meio e Cacau, os banhistas puderam aproveitar apenas 27 dias, devido a vasão da hidrelétrica de Estreito, que estava entre 1700 a 1800 m³/s. No dia 1º de setembro a Prefeitura anunciou a retirada de toda a estrutura de palco, som, barracas, banheiros e da marcação de área destinada a banho.
Uma semana depois, a situação era outra. Na véspera do feriado da Independência, a Defesa Civil anunciou que as praias do Meio e Cacau voltariam a receber a mesma estrutura antes retirada e que os banhistas poderiam procurar as duas áreas de lazer.
“A Prefeitura ficou preocupada com a segurança dos banhistas que iriam procurar as praias no fim de semana, aproveitando o feriado de 07 de setembro. Voltamos os guarda vidas, área demarcada, agentes da Setran, agentes de limpeza e banheiros químicos. Também foi mantida iluminação elétrica, que ainda não havia sido retirada”, explicou o secretário da Defesa Civil, Francisco das Chagas.
Francisco das Chagas informou que o rio Tocantins voltou a oferecer condições para os frequentadores e que no próximo final de semana as praias poderão funcionar normalmente.
Para discutir o vai e vem das águas no rio Tocantins e como deve ficar a situação das praias nos próximos dias, o gerente operacional da hidrelétrica de Estreito, João Resek, participa de uma coletiva de imprensa às 9h desta terça-feira. O evento, que tem participação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Imperatriz, é realizado no auditório da Secretaria de Saúde, Centro de Imperatriz.