A praia mais tradicional de Imperatriz estará liberada amanhã (28). A Defesa Civil de Imperatriz confirmou a abertura oficial da Praia do Cacau para este sábado. O local terá total estrutura de segurança e lazer, disponibilizada pela Prefeitura de Imperatriz, pela Marinha, pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, a liberação das praias só foi autorizada depois que o nível do rio Tocantins baixou. Segundo ele, a preocupação com a segurança das pessoas não permitiu que as praias fossem liberadas antes dessa redução. “Hoje, é possível porque percebemos que o nível do rio está estável. Ainda não é aquilo que esperávamos. É uma área de areia de menos de 10%, área muito pequena mas, para não perder tempo, a Prefeitura resolveu disponibilizar para a comunidade toda a estrutura”, disse o coordenador.
Este ano, a Praia do Cacau terá banheiros químicos, iluminação, serviço de limpeza, área de banho demarcada, palco e estrutura de som. O local também vai contar com guarda-vidas. Neste primeiro fim de semana, todos os 28 profissionais qualificados pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros estarão no local.
Nos fins de semana e feriados, a Praia do Cacau também terá a presença dos agentes de trânsito, que devem orientar os condutores sobre o tráfego no local. Até as 9h, os barraqueiros poderão entrar com veículos no local para transporte de material de trabalho. A partir das 9h, o acesso será liberado apenas para ambulâncias, viaturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal.
No domingo, acontece a primeira apresentação no palco da Praia do Cacau. A banda Forró Pinoti é a responsável pelo evento de abertura do verão 2012.

Praia do Meio
Já a Praia do Meio será liberada somente em agosto. No domingo (5), a Defesa Civil terá toda a estrutura à disposição da população. No local será disponibilizada iluminação, estrutura de limpeza, banheiros químicos e área demarcada, além da presença de guarda-vidas.
A expectativa da Defesa Civil é que as praias de Imperatriz permaneçam liberadas ao público até o início de outubro. (Comunicação)