Hemerson Pinto
Ainda é uma comunidade pequena e com muito a ser conquistado. Segundo o presidente da associação de moradores, o povoado Jiboia, distante cerca de 25 km da sede do município de Imperatriz, a localidade tem cerca de 50 anos de existência.
Começou com uma estradinha que dava em poucas terras, chácaras e o riacho. Aos poucos mais habitantes, algumas casas e hoje soma aproximadamente 35 famílias, a maioria pequenos agricultores.
Desde a criação da associação, a luta por benefícios passou a ser mais intensa até ser atendida uma das principais reivindicações, a recuperação da estrada vicinal de pouco mais de 3 km entre a BR-010 e a entrada do povoado.
Ficou mais fácil escoar a produção e receber as visitas de médicos e agentes de saúde. “Hoje temos igreja evangélica e igreja católica e agora lutamos para conquistar nosso posto de saúde, é o próximo objetivo a ser alcançado”, afirma João Silva, que além de presidente da associação, é pastor evangélico e cantor.
A escolinha do povoado Jiboia atende às crianças por meio da Secretaria Municipal de Educação. Os jovens precisam frequentar as escolas da sede do município. O povoado tem um campinho de futebol que incentiva a prática esportiva e o riacho que deu nome ao povoado, que no período de verão recebe banhistas das redondezas.
Comentários