Menos de cem eleitores imperatrizense solicitaram o voto em trânsito, em que é possível votar em outro domicílio eleitoral, ou outra zona eleitoral fora da que já pertence, em cidade com mais de 200 mil eleitores.
O eleitor que se habilitou no Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá poderá votar no primeiro turno ou no segundo turno, ou nos dois, dependendo do que foi pedido. Os inscritos na modalidade terão de votar, apenas para presidente, na capital ludovicense.
Propaganda - A propaganda eleitoral destas eleições em carros de som encerra-se neste sábado, às 22h, conforme determina o calendário eleitoral para este ano. O chefe de cartório, José Conceição Souza, informou que, depois disso, a legislação eleitoral determina que seja vedada a propaganda eleitoral que inclui circulação de carros de som, colocação de cavaletes, desde que não interfira na passagem do pedestre, distribuição de material de campanha que inclui panfletos e santinhos e realizações de passeatas e carreatas.
Os que ultrapassarem a medida serão punidos pela Justiça Eleitoral. “A fiscalização será intensificada, e nós convidamos o eleitor para ajudar. Se ver muitos santinhos no chão de determinado candidato, avisa a Justiça. O político começa errando antes mesmo de ser eleito, imagina depois, se for eleito e tomar posse, que o cidadão reflita”, afirma o chefe de cartório.
José Conceição Sousa alerta, ainda, que não será permitida a distribuição de panfletos e “santinhos”, como de costume de alguns candidatos.
Ele também alerta para a distribuição de santinhos na noite de hoje. “Os candidatos devem ficar atentos, também, para a distribuição de santinhos durante a madrugada de domingo (5), porque a propaganda eleitoral envolve distribuição de material impresso. É proibidq esta ação de costume por alguns candidatos”, alertou. (Willian Marinho)