A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio da Central de Assistência Farmacêutica, realizou na manhã de ontem (17) uma capacitação para os profissionais que trabalham com dispensa de medicamentos nas farmácias dos Postos de Saúde de Imperatriz. O encontro aconteceu durante toda a manhã desta quarta no auditório da UAB - Universidade Aberta do Brasil.
O objetivo principal da capacitação foi apresentar e reforçar junto aos profissionais que lidam diretamente com a dispensa dos remédios, os serviços disponibilizados pela Central de Assistência Farmacêutica, e consequentemente melhorar a qualidade do atendimento, segundo explica a coordenadora do Programa, Rayssa Castro.
“Trata-se de uma atualização, aqui estamos apresentando a nossa lista do REMUME – em função da inclusão de novos medicamentos e reforçando os procedimentos operacionais padrões das farmácias, bem como tirando dúvidas dos funcionários que fazem parte da nossa rede de assistência”, ressalta a coordenadora, que é Farmacêutica Pesquisadora da área de Saúde Pública.
Os procedimentos apresentados na explanação feita pela farmacêutica Rafaela Maiana foram referentes a validade das receitas e aos formulários padrões pra recebimento, devolução, armazenamento e entrega de medicamentos.
“Nós temos um protocolo a ser seguido, que é o recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, então precisamos estar em sintonia, e a partir destes treinamentos podemos esclarecer como utilizar estes formulários e garantir a qualidade dos serviços de assistência farmacêutica com um padrão de atendimento”, destaca Rafaela.
Quanto a estrutura do Programa, de acordo com Rayssa, é válido ressaltar tanto para os profissionais quanto para população que a Central de Assistência Farmacêutica localizada no Centro de Saúde Três Poderes, compreende a Farmácia de Auto Custo, Insulinoterapia, Saúde Mental, Programa de Atendimento a Pessoa com Deficiência Física e Farmácia Básica/Almoxarifado (que distribui medicamentos para as farmácias dos Postos). “Portanto, são vários dispositivos dentro da Central e é preciso que todos tenham conhecimento a respeito do que lhes é disponibilizado”, frisa a coordenadora.
Sobre a importância da capacitação, Glaucia Brito, coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Bairro São José, avalia que “é muito proveitoso para nós que estamos na ponta do processo lidando diretamente com o Usuário do Sistema Único de Saúde. Além disso, com conhecimento atualizado você tem mais propriedade para falar sobre qualquer procedimento e nestes encontros nós adquirimos informações que nos dão uma segurança maior para argumentar na hora de repassar uma informação para o paciente que busca algum medicamento”, pontua.
Na oportunidade foi apresentado ainda para os participantes o projeto piloto para implantação do HÓRUS – Sistema para controle e distribuição de medicamentos. Segundo Rayssa, o software proporciona maior controle de estoque, mais segurança ao processo e melhor contato entre os farmacêuticos.
“Estamos descentralizando a implantação deste sistema, pois até pouco tempo ele só existia na Central de Assistência Farmacêutica, e a partir de agora será implantado também nas principais Unidades Básicas de Saúde do município, tendo em vista que só pode operar o sistema onde se tem um farmacêutico de plantão. O projeto piloto para implantação foi a UBS Santa Rita, onde tem funcionado a contento”, acrescenta. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15335
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