O trabalho é realizado anualmente pelo órgão municipal. Em 2016 foi iniciado no começo da semana com visitas diárias aos postos de combustíveis da cidade. O objetivo é checar se esses locais estão equipados com itens obrigatórios de segurança com documentação necessária para o funcionamento.
“São vistorias que já realizamos desde o ano de 2009 nos postos de revenda de combustíveis. Um trabalho minucioso para averiguar todos os itens de segurança, a parte física, aferir extintores de incêndio, checar a parte elétrica e estrutura geral”, afirma o superintende Francisco das Chagas.
Em toda a cidade são cerca de 55 postos, segundo a Defesa Civil, e todos vão receber a visita dos agentes. Desde o início da operação o órgão está atuando na região central da cidade. Em seguida, serão visitados os postos de combustíveis localizados nos bairros.
Nas vistorias os agentes sempre encontram problemas relacionados à parte elétrica ou questões técnicas como a falta de carga nos extintores, além da falta de alvarás ou licença para funcionamento. Nestes casos, os proprietários são notificados e têm o prazo de dez dias para resolver a pendência junto aos órgãos competentes. (Hemerson Pinto)