Coleta de sangue é necessária para exame de DST/Aids

Imperatriz registra 939 casos de AIDS acumulados, o segundo maior índice do Maranhão, de acordo com o relatório do Ministério da Saúde. Apesar de o Brasil ter um dos melhores tratamentos de Aids em todo o mundo, a questão do preconceito ainda é um grande entrave para este tratamento. Para se ter ideia da dimensão do preconceito no Brasil, de oito mil pessoas entrevistadas pelo Ministério da Saúde, 22,5% disseram que não comprariam legumes ou verduras em um local onde trabalha um funcionário com HIV e 13% afirmaram que uma professora com Aids não pode dar aulas em qualquer escola.
Mas existe o outro lado da moeda e isso pode ser confirmado aqui no município de Imperatriz. Aqui, a campanha ‘Fique sabendo’ é um sucesso. Retrato disso é a declaração da coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) Três Poderes, Fabiana Vaz Leite, que se mostrou animada. “A aceitação foi ao mesmo tempo maravilhosa e surpreendente. O pessoal atendeu ao chamado e está vindo mesmo. Até mesmo pessoas que a gente pensava que nunca ia ter coragem de aparecer, como os idosos, vieram em massa. Entre um dia e outro, estamos realizando em média 45 atendimentos e no dia de ontem foram realizados 53 testes rápidos”.
No PSF Três Poderes estão em constante atendimento uma enfermeira, uma médica clínica geral e técnicos em enfermagem, trabalhando em dois turnos, seguindo um rigoroso cronograma de trabalho, girando em torno de 30 pacientes diários. “Trabalhamos também bastante com a prevenção”, afirma Fabiana Leite. Segundo ela, as palestras são o principal objeto de trabalho, principalmente quando o assunto é hipertensão e diabetes. Com a campanha “Fique sabendo”, o trabalho preventivo foi reforçado.
Neste sábado, 1º de dezembro, o Dia Mundial da Luta contra a Aids, a campanha “Fique sabendo” será intensificada nos shoppings Tocantins e Imperial, onde uma grande equipe da Secretaria Municipal de Saúde prestará todos os esclarecimentos necessários para a população de Imperatriz acerca de medidas preventivas de sensibilização e orientação e haverá distribuição de material informativo. (Comunicação)