
Valdeídes Elias Amanso, dona de casa, usuária do SUS, informa que não tem do que reclamar do serviço prestado pelo posto de saúde Maria Aragão, no bairro Parque Alvora II: “Para mim, o atendimento desse posto de saúde é ótimo, toda vez que chego aqui sou atendida muito bem. Eu tenho meu agente de saúde e, sempre que preciso, falo com ela e ela me dá a guia da consulta. E quando não consigo, venho diretamente no posto e falo com a recepcionista ou com a coordenadora e elas me encaminham”, afirma.
Consultas, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, prevenção, primeiros socorros, vacina e teste de glicose, entre outros, são os serviços oferecidos diariamente no posto de saúde Maria Aragão. O atendimento é realizado por médicos, enfermeiros e técnicos que recebem os usuários de acordo com a demanda, e os agendados por meio do Programa Saúde da Família – PSF. Essa é uma das exigências da secretária de Saúde, Conceição Madeira, que tem investido em humanização para melhorar cada vez mais o atendimento dos postos de saúde.
Horário - A coordenadora do posto, Suelene Veira Ferro, esclarece que quem tiver cadastro no PSF sempre que precisar dos serviços deve procurar seu agente de saúde. “Não há necessidade das pessoas procurarem o posto de saúde às três horas da manhã, porque todos os serviços são oferecidos a partir das sete horas. E quem tem agente de saúde já tem consulta garantida no seu horário marcado. E para quem não tem, as senhas para consulta são distribuídas toda terça-feira, a partir das três horas da tarde”, esclarece.
Ela explica ainda que todos os dias são atendidas centenas de pessoas, mas para que o serviço seja oferecido da melhor forma possível existe uma programação dentro das especialidades oferecidas pelo posto. Portanto, cada usuário deve se informar em qual dia e horário é oferecido o serviço desejado. Na quarta e na quinta-feira, por exemplo, além das consultas e exames agendados pelo PSF, os médicos atendem aos pacientes da demanda (que não têm agente de saúde e marcaram consulta na terça-feira).
Semana passada, em entrevista à imprensa, o prefeito Sebastião Madeira reafirmou seu compromisso com a saúde pública de Imperatriz e garantiu que a Atenção Básica tem recebido todas as condições possíveis para diminuir a demanda no Hospital Municipal de Imperatriz – HMI. (Por Maria Almeida - SEMUS)
Comentários