Lídio Almeida
Começa hoje (10) a 4ª Semana Municipal da Saúde da Criança, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (Semus), através da coordenação do Programa Saúde da Criança e do Adolescente. A abertura oficial será na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Rita, às 8h.
O evento contará com a participação da Equipe Municipal do Riso (EMR), que fará programação especial, incluindo a realização de diversas brincadeiras, apresentação do coral infantil, apresentação de teatro com fantoches, palestras educativas na linha de Educação e Saúde da Criança, entre outras atividades.
A programação da 4ª Semana Municipal da Saúde da Criança, que se iniciou na última segunda-feira (8), vai até a próxima sexta (12). Nos dois primeiros dias já aconteceram eventos nas Unidades Básicas de Saúde do Bom Sucesso e do bairro Ouro Verde.
Na sequência, ainda dentro da programação especial, o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (Caps IJ) realiza hoje, às 10h, evento em parceria com acadêmicos da Faculdade de Imperatriz (Facimp). Amanhã, das 8h às 12h, acontece ação no pátio da igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Lobão, com a coordenação do curso de Farmácia da Facimp. Finalmente, ainda na quinta-feira, tiveram início os eventos no Hospital Infantil de Imperatriz (HII), que se encerram na sexta-feira (12).
Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Alves, “durante toda a semana serão desenvolvidas ações educativas e recreativas nas UBS, na linha de cuidados na saúde da criança”.
História
Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867 instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.
Com isso, lançaram campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança”, com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do ‘12 de outubro’ criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14527
Comentários