Entre os anos de 2006 e 2010, na gestão do reitor José Augusto Silva Oliveira, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) obteve um crescimento expressivo no seu quadro de doutores e mestres bem como na qualidade de seus cursos de especialização. O fato deve-se, em parte, ao esforço da Instituição em proporcionar meios para que os seus docentes possam qualificar-se.
Dois mestrados já existiam na Universidade, em 2006, nas áreas de Agroecologia e Ciência Animal, oferecidos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA). Ambos têm boa avaliação no exame da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição do Ministério da Educação que ajuíza os cursos de mestrado e doutorado.
O bom conceito dos cursos no Capes proporciona privilégios aos alunos tais como maior acesso às bolsas de pesquisa, abrindo possibilidades à implantação de um doutorado na área. Ciência Animal, a propósito, conta com 45 pós-graduados, em quatro turmas já concluídas.
Em 2010 foi criado o mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, voltado para questões ligadas a diversidade regional, cujas linhas de pesquisa são: Desenvolvimento, Estado e Diversidade Regional; Região, Territorialidades e Movimentos Sociais.
Outro mestrado em perspectiva é o de Engenharia da Computação, na modalidade profissional, com início das aulas previsto para agosto, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).
Publicado em Cidade na Edição Nº 14161
Comentários