O programa Farmácia Popular do Brasil faz parte da Política de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e funciona por meio de parceria entre Governo Federal e Prefeitura para beneficiar as pessoas carentes que tomam remédios de uso contínuo. O programa atende toda a população, porém é dirigido especialmente às pessoas que interrompem tratamentos por não terem condições de custear os gastos com os preços dos remédios.
Segundo a farmacêutica Rayssa Gabrielle Castro, coordenadora da unidade de Imperatriz, hoje o programa disponibiliza uma lista de 115 medicamentos classificados como essenciais, além do preservativo masculino.
Esses remédios, informa Rayssa, atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população, por exemplo hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. “Além desses, estão disponíveis também anticoncepcionais e remédios para tratamento de cólicas, enxaqueca, queimadura e inflamações”, destaca.
Pelo programa, todos os medicamentos disponíveis na rede de farmácias populares são vendidos com desconto de até 90% e os que fazem parte do “Programa Saúde Não Tem Preço” são distribuídos gratuitamente.