Hemerson Pinto
Ontem à tarde moradores interditaram a Avenida Liberdade. Colocaram pneus e tocaram fogo. A avenida, que permite o acesso a todos os bairros da região conhecida como Grande Cafeteira, também leva à BR-010 e à Avenida Pedro Neiva de Santana. Há pelo menos dois meses a situação iniciada com um pequeno vazamento de esgoto aumentou, virou buracos que agora oferecem riscos de acidentes de trânsito.
No cruzamento da Avenida Liberdade com a Rua Isabel Cafeteira, a tampa de um poço de visita (boca de lobo) foi levantada pelo volume de esgoto que acumulou na rede e não resistiu ao tráfego intenso de caminhões e ônibus. Há cerca de 60 dias, os condutores de veículos precisam agir com muito mais perícia para evitar acidentes.
“Não só acidentes, mas ter cuidado para não danificar o carro. Quem tem carro pequeno, de passeio, pode quebra peças se não passar devagar. Caminhões como o meu também podem ter algum problema. E outra coisa: se a gente não passar devagar, suja de esgoto quem estiver nas calçadas das residências”, diz o motorista Adriano Ribeiro.
Jesuíno, um motorista que passa diariamente pela Avenida Liberdade, alerta para os riscos de acidentes. “Principalmente à noite, no início da noite, o trânsito é tumultuado e na tentativa de desviar dos buracos a gente pode bater em alguém ou outro veículo”, alerta.
Na calçada da mercearia de Raylson, pedras foram colocadas para evitar que ciclistas e motociclistas usem o passeio público como opção de tráfego. “Até alguns clientes estão deixando de frequentar aqui, meu comércio, porque tem que passar pela lama. Os buracos e a boca de lobo estão na porta do meu comércio”, conta.
Durante a visita de nossa reportagem, uma equipe de operários da Secretaria de Infraestrutura do Município de Imperatriz realizava serviços de recuperação em um trecho da avenida, próximo ao local onde o esgoto corre a céu aberto. Os moradores esperam que o serviço também chegue ao cruzamento com a Rua Isabel Cafeteira.
Comentários