O posto de saúde do povoado Camaçari recebeu sexta-feira (21) pais de adolescentes para uma palestra programada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para diversos esclarecimentos sobre os cuidados básicos quanto à sexualidade, alimentação e direitos da juventude. Os palestrantes ressaltaram, na ocasião, a importância do acompanhamento, do crescimento e do desenvolvimento nos serviços de saúde, sendo esse o eixo central do atendimento ao adolescente.
A coordenadora do Programa Municipal da Criança e do Adolescente de Imperatriz, Valéria Alves, disse na oportunidade que a Secretaria de Saúde tem uma preocupação especial com as políticas voltadas para o adolescente, principalmente no tocante aos temas abordados nesta palestra.
"Na Atenção Básica, a equipe da Saúde da Família e o NASF trabalham em rede, envolvendo diversos setores, que englobam ainda assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas", enfatizou Valéria Alves. Segundo ela, "o desafio é muito grande na área, por isso é fundamental a participação das famílias na busca por soluções. Nós, enquanto Saúde da Família, estamos criando estratégias melhores na tentativa de melhorar cada vez mais o trabalho em prol dos adolescentes".
As palestrantes, Rafaela Targino, enfermeira do PSF Camaçari; Eneilde Lima da Silva, assistente social; Ana Paula Cruz, psicóloga, e Lígia Kit, dentista; foram unânimes em afirmar a grande importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento em relação à participação dos pais, família, educadores e comunidade em geral.
Ainda de acordo com elas, essas palestras são de extrema importância para o conhecimento geral sobre as condições de saúde dos adolescentes e sobre os cuidados a ele dirigidos, principalmente porque a fase em que eles vivem está altamente suscetível a diversas transformações. (Lídio Almeida)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14738
Comentários