Concluindo a etapa que se iniciou com a entrega de 49 cadeiras de rodas em Imperatriz e 10 em Buriticupu, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), entregou, na manhã de ontem, 10 cadeiras para os moradores de São Raimundo das Mangabeiras - cidade localizada no Sul do Estado, a mais de 400 km de Imperatriz.
A cidade faz parte dos municípios pactuados que têm Imperatriz como referência na administração de serviços e programas da saúde pública da região. A equipe da SEMUS foi pessoalmente realizar as entregas.
Na cerimônia de entrega, a secretária de Saúde, Conceição Madeira, foi representada pelo assessor de Gabinete, Robério dos Santos, que esteve no local acompanhado do Ouvidor SUS de Imperatriz, Francisco dos Santos Valle, que a pedido da secretária acompanhou a ação para atestar a qualidade dos serviços e garantir a transparência do processo.
O objetivo dessas entregas, segundo explica Conceição Madeira, é proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do SUS de São Raimundo das Mangabeiras, que tem mobilidade reduzida e vê no trabalho da Secretaria a oportunidade de recuperar seus movimentos por meio de aparatos mecânicos.
A primeira usuária a ser beneficiada foi a dona de casa Francisca Silva de Araújo, que se emocionou ao receber a cadeira de rodas de sua mãe - Júlia Silva de Araújo.
Ela agradeceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde ressaltando: "Agradeço primeiramente a Deus e claro a vocês que vieram lá de Imperatriz para deixar essa bênção aqui. Essa cadeira chegou em um momento muito importante, pois eu já não estava aguentando mais carregar minha mãe nos braços devido ao peso", afirma Francisca, ao demonstrar sua alegria nas lágrimas que desciam sobre seu rosto.
Alguns pacientes receberam duas cadeiras - uma para locomoção e outra para banho. "Bom demais, estou muito satisfeito. Essas cadeiras agora são minhas pernas, vão facilitar demais para eu andar e para minha higiene na hora de ir para o chuveiro", ressalta o aposentado José da Conceição, que foi um dos beneficiados com as duas cadeiras, que segundo ele não compraria tão cedo por não ter condições financeiras.
Desde o início da gestão do prefeito Sebastião Madeira, a SEMUS administra o Programa Órtese e Prótese do Governo Federal, cadastrando e entregando centenas de peças confeccionadas sob medida a pacientes que têm seus membros amputados. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% da população tem seus membros mutilados de forma traumática. E, além destes, existem ainda os pacientes vítimas das doenças que causam perda de alguns movimentos.
Entregas - A coordenadora do programa, Marlene Diniz, explica que os beneficiados com a entrega, tanto das cadeiras de rodas quanto das órteses e próteses, são pacientes cadastrados no programa. "Todos os dias nós atendemos diversos pacientes que nos procuram. Estes então são cadastrados e damos início ao processo de cada um para que possamos entregar no menor tempo possível", informa.
Ela ressalta ainda que o trâmite desde a entrada no processo até a entrega das cadeiras não é tão simples, tendo em vista que não se pode fazer compra por dispensa de licitação. "Às vezes fazemos processo licitatório para aquisição de uma única cadeira, mas vale alertar que ao dar entrada no pedido lá conosco, necessitamos de laudo do médico, porque as cadeiras são adquiridas de acordo com as especificações exigidas pelo especialista e sob medida", esclarece a coordenadora.
Programa - O Programa Órtese e Prótese do Município, que funciona no Prédio do Centro de Saúde Três Poderes, atende a 45 cidades da regional e vem devolvendo alegria a diversos pacientes que veem nesse programa a oportunidade de ter seus movimentos recuperados por meio da tecnologia, seja usando uma prótese ou com auxílio de uma cadeira de rodas. Em sua maioria, eles perderam seus membros (inferiores ou superiores) e não têm condições financeiras de adquirir uma prótese por conta própria. (Maria Almeida - ASCOM)
Comentários