A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio do Programa de Saúde Bucal – Odontomóvel, promoveu ontem (22) tratamento odontológico para a população carcerária da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI). A equipe comandada por Célia Noronha, coordenadora da Saúde Bucal do município, atendeu aos detentos na sede da UPRI durante todo o dia.
Segundo a diretora da UPRI, Silva Cristina Barbosa, esta ação é fundamental tanto para a recuperação da saúde oral quanto para a autoestima dos recolhidos. “Os detentos se sentem mais valorizados, como humano e quanto à sua saúde. E nós temos a obrigação de prestar assistência à saúde deles, como determina a própria lei de execuções penais. Porém, temos algumas limitações para fazer este trabalho, e com esta parceria poderemos melhorar a assistência prestada à população da nossa unidade”, ressalta.
A assistente social da unidade destaca que é de suma importância a iniciativa da SEMUS, por dar celeridade ao processo de tratamento. “Tirar o detento daqui para ir até a Unidade de Saúde necessita de uma logística muito grande no que se refere à segurança, o que nos possibilita levar no máximo cinco detentos para serem atendidos diariamente. Já com o odontomóvel vindo até nós, essa média pode chegar até 50 atendimentos por dia”, compara.
A equipe composta por quatro cirurgiões dentistas e quatro Auxiliares de Consultórios Dentários – ACDs, trabalhou durante todo o dia. Dois dentistas (com suas respectivas ACDs) fizeram o atendimento pela manhã e dois à tarde. “O principal serviço realizado durante a ação está sendo extração de dente, em decorrência da própria demanda e necessidade dos detentos”, informa Célia Noronha.
Ela afirma que, de acordo com informações da direção do próprio centro, a prioridade é esta. “Porém serão feitas avaliações e marcadas novas datas para realização de outros serviços como, por exemplo, restauração e limpeza”, garante.
A coordenadora explica que uma das prerrogativas do ‘odontomóvel’ é atender às pessoas que têm acesso limitado aos serviços de saúde bucal. “Atender à população carcerária é, para nós, motivo de muita alegria, visto que é de suma importância cuidar e tratar dos dentes destas pessoas que estão excluídas do convívio social”, ressalta.

O programa Odontomóvel
O odontomóvel funciona em Imperatriz com oferta de palestras e orientações preventivas sobre saúde bucal; serviços de limpeza, restauração e extração. Em 2013, as atividades foram iniciadas no início do mês de março. Segundo Célia Noronha, o odontomóvel fica à disposição das ações da Atenção Básica. “Sempre que tem eventos ligados à área da saúde com oferta de serviços odontológicos, o odontomóvel está presente”, afirma.
Além disso, a coordenadora explica que as escolas ou entidades que trabalham com um grande público de pessoas, que identificarem a necessidade de utilização dos serviços, bastam fazer a solicitação por meio de ofício. “Estamos prontos para atender essas demandas, e sempre que somos contatados providenciamos o agendamento para ir até a entidade solicitada”, esclarece. (Maria Almeida – ASCOM)