Terminou dia 12 a programação desenvolvida pela Secretaria de Saúde (SEMUS) – Atenção Básica de Imperatriz, sob a coordenação do programa Hiperdia: a III Semana de Combate e Prevenção a Diabetes.
A coordenadora Vanessa Aguiar fez uma avaliação positiva das atividades relacionadas à campanha de prevenção a Diabetes. De acordo com Vanessa, os profissionais percorreram unidades de saúde, mídia, distribuíram material educativo, efetuaram verificação de PA, teste de glicemia e palestras educativas.
O encerramento da campanha aconteceu nesse sábado (12), na Praça Brasil, com a participação de todos os profissionais que estiveram no evento e novamente efetuaram vários procedimentos, como verificação de PA, teste de glicemia e distribuição de panfletos educativos.
Desde que assumiu a Prefeitura de Imperatriz, o prefeito Sebastião Madeira não tem medido esforços para manter todos os programas voltados para a prevenção de diversas patologias e que são diagnosticadas através dos agentes comunitários (Atenção Básica).
Na quarta-feira, 9, a coordenadora do Hiperdia, Vanessa Barros, e coordenadores de diversos programas participaram de uma blitz na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, onde o alvo eram os motoristas e passageiros que trafegavam diariamente pelo centro da cidade.
“Essas pessoas dificilmente estão em casa e não têm oportunidade de conversar com os agentes de saúde e fomos orientados pela secretária Conceição Madeira a fazer esse trabalho de divulgação com a distribuição de panfletos que trazem orientações importantes”, disse Vanessa Barros.
Em Imperatriz as atividades relacionadas à III Semana Municipal de Prevenção e Combate a Diabetes começou na segunda-feira, 07, seguindo o calendário nacional, que marca o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.
Além da secretária, agentes de saúde, médicos e profissionais liberais participaram da programação. Conceição Madeira destacou o apoio das coordenações de programas como Saúde do Idoso, ESF, NASF, saúde bucal, saúde da mulher, saúde da criança e adolescentes e saúde do homem.
Durante a III Semana Municipal de Prevenção e Controle da Diabetes, foram realizadas palestras educativas e distribuição de panfletos, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, tudo isso para orientar a comunidade no sentido de se prevenir contra a doença.
No encerramento, a secretária Conceição Madeira reforçou o apelo e pediu para que a população se prevenisse contra a Diabetes, que segundo ela é uma doença silenciosa que atinge milhões de brasileiros com infecções graves que os levam à morte.
Participaram ainda da programação o médico Irisnaldo Félix, que falou sobre os aspectos endócrinos do diabético e suas complicações, além do Dr. Ronieri, que falou sobre o tratamento medicamentoso. (Comunicação)