A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), entregará hoje a construção da ponte de concreto armado sobre o Riacho Santa Tereza na Rua Floriano Peixoto, via que interliga o centro da cidade à região do grande Santa Rita.
A solenidade de entrega da obra será realizada neste sábado (25), às 9h, na confluência da Floriano Peixoto com a Rua Amazonas, e contará com a presença do prefeito Sebastião Madeira, do secretário de Infraestrutura, Roberto Alencar, lideranças e a comunidade.
Em entrevista, Roberto Alencar explicou que a ponte tem um tamanho confortável, com 12 metros de comprimento por 10 metros de largura. “São sete metros de pista de rolamento de veículos e mais duas passarelas de 1,5 metro em cada lateral destinada aos pedestres. Além da divisão em passarelas, a ponte está equipada com guarda-corpo, uma espécie de corrimão que dá suporte ao pedestre durante a travessia”.
O secretário ressalta ainda que, mesmo não fazendo parte do cronograma de obras planejado pelo município para 2013, o prefeito Madeira não hesitou em decidir pela construção da ponte na Floriano Peixoto quando as águas do riacho Santa Tereza arrastaram a galeria, o que abriu uma cratera naquela rua em dezembro passado.
“Fomos pegos de surpresa pela chuva de 8 de dezembro. Imediatamente após interditar o local, nos reunimos e decidimos pela construção da ponte de concreto no local. Concluído o processo licitatório, a obra foi iniciada em fevereiro, realizada com recursos do Tesouro Municipal, e mesmo com o problema das chuvas intensas, iremos entregar em tempo hábil”.
Nova ponte – Com a entrega da ponte da Floriano neste sábado, Roberto Alencar já anuncia o início da construção da ponte de concreto armado sobre o Riacho Capivara, na Rua Rio Grande do Norte, entre a Padre Cícero e Raimundo de Morais, no bairro Santa Rita.
“A construção da ponte da Rio Grande do Norte, anunciada pelo prefeito em fevereiro, será iniciada na próxima segunda-feira, 27 de maio. A estrutura da ponte será semelhante à da Floriano Peixoto”.
Sobre as benfeitorias na região, o secretário afirma que as ruas do entorno da ponte serão asfaltadas para facilitar o fluxo naquele setor. “A Rua Raimundo de Morais está sendo drenada no trecho entre a Santa Rita e a Newton Belo para em seguida receber o asfalto, meio-fio e sarjeta. Essa via servirá de contrafluxo com a Padre Cícero”.
Mais asfalto – Com recursos do Governo Federal, o secretário anunciou também novas frentes de asfalto que vão beneficiar várias regiões da cidade.
“Já estamos licitando a empresa que trabalhará na abertura da Avenida Santa Tereza, entre a Rua Simplício Moreira e a Rua Y, no Centro. Além do asfalto na Rua Anhanguera, no Brasil Novo, a Rua Fernão Dias também será asfaltada para ligar a Avenida Liberdade à Jacob e inúmeras outras que serão beneficiadas em seguida”.
Em relação à parceria firmada com o Governo do Estado, ele cita as vias já beneficiadas e enumera as novas frentes. “Dos 40 quilômetros conseguidos com o Governo Estadual já concluímos a Rua 14, a Minas Gerais, a Norte Sul e estamos finalizando o asfalto de todas as ruas da Nova Imperatriz e a drenagem da Dom Pedro I, no Bacuri. As próximas vias a serem beneficiadas serão a Monte Castelo, no Jardim São Luís; a Frei Epifânio, no Jardim Lopes; a Rua do Cravo, no Conjunto Planalto, e a Voluntários da Pátria, que abrange os bairros Santo Amaro, Sol Nascente, Vila Macedo e São José”. (Kayla Pachêco – Ascom)
Comentários