Autoridades locais cobram ações consideradas prioritárias

Primeiro a se manifestar, o deputado Chiquinho Escórcio disse não haver no município de Imperatriz ações integradas com a participação da Vale e cobrou algumas delas, a começar pelo retorno do trem de passageiros. Da mesma forma, o vereador Pastor Luis Gonçalves (PDT) lembrou ao gerente que, no município de Marabá (PA), existem vários investimentos por parte da Vale e questionou: “Por que esses investimentos não chegam para Imperatriz?”.
Por sua vez, o prefeito Sebastião Madeira deixou bem claro que não quer apenas a volta do trem de passageiros. “Nós queremos um trem expresso que faça a linha Estreito a São Luís, mas sem ter que fazer baldeação na estação de Açailândia, como acontecia antigamente”. Madeira explicou que esta exigência se dá porque ele mesmo já teve a experiência no passado de pegar o trem de passageiros em Imperatriz e ficar horas esperando pelo trem da ferrovia Carajás. “Daí porque queremos um trem direto, sem baldeamento, na ida e volta”.
O vereador Rildo Amaral (PDT) indagou ao representante da Vale se a empresa mineradora mantinha ou mantém algum convênio com a Prefeitura de Imperatriz, mas Osvaldo Cruz informou-lhe que não tinha convênio com nenhuma das prefeituras da região. A declaração do gerente veio colocar um fim em especulações dando conta que a Vale havia conveniado com a prefeitura recursos para construção de um poço artesiano para servir a comunidade de Vila Davi II, neste município.
Com relação ao trem de passageiros, José Osvaldo Cruz garantiu que a Vale está contratando uma empresa para elaborar um projeto, visando conhecer a demanda, para se conhecer nos investimentos que devem ser implementados na implantação do trem de passageiros. Ele afirmou que, geralmente, esses projetos levam em média cinco a seis meses, mas garantiu que este deverá ser apresentado em 60 dias. Ficou definido que este projeto será apresentado no dia 6 de fevereiro do próximo ano, no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz.
Ao avaliar o encontro com o representante da Vale, o prefeito Sebastião Madeira considerou positivo, “pois notamos que a empresa tem agora interesse de reunir com as autoridades e comunidade para juntos buscarmos recursos, seja da Vale ou de outras instituições, que venham beneficiar setores prioritários de nossos municípios”, finalizou Madeira. Do encontro participaram também os prefeitos Alex Santos, do município de São Francisco do Brejão, e Zequinha Coelho, do município de Estreito, os quais avaliaram como positiva a reunião com a Vale. (DC)