Domingos Cezar
A reunião da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) contou com dois momentos importantes em sua existência. Em primeiro a eleição da nova diretoria, que toma posse no próximo dia 28 de abril, na mesma data em que o chefe do executivo municipal faz a entrega de 5 mil reais ao vencedor do Prêmio AIL - 2017.
Na ocasião, a chapa "Benedito Batista", única inscrita, reconduziu o poeta Raimundo Trajano Neto para a presidência e a professora Liratelma Cerqueira como vice. O jornalista Domingos Cezar Ribeiro foi reconduzido à 1ª secretaria, tendo o poeta Ariston di França como secretário-adjunto. Para a 1ª tesouraria foi eleita a professora Antonia Arlene de Azevedo, tendo como adjunta a professora Maria Helena Ventura.
Para a comissão de contas, foram eleitos o poeta e empresário Leonildo Alves de Sousa, o também poeta e empresário Francisco Itaerço Bezerra e o poeta e advogado Edmilson Franco. Outras comissões ainda serão nomeadas pelo presidente Trajano Neto, porém somente depois da posse da diretoria eleita.
No segundo momento, a comissão avaliadora dos nove livros concorrentes apresentou, por intermédio da relatora, Liratelma Cerqueira, os nomes das três obras e autores que receberão o selo, e para que a assembleia pudesse escolher a melhor das três, que receberá da Prefeitura Municipal o Prêmio AIL - 2017.
As obras escolhidas pela comissão foram "Cáustico, Encantos Poéticos", do professor e poeta Marcos Fábio Belo; "Entre Textos, Contos e Poesias", do professor e poeta Arnaldo Monteiro, e "En Cantos Poéticos", do poeta Ribamar Silva. O resultado da assembleia apontou a obra "En Cantos Poéticos", de Ribamar Silva, como vencedora.
Criado por intermédio de Lei Municipal, datada do ano de 1995, o Prêmio AIL é entregue todos os anos pelo prefeito municipal de sua época. Este ano, pela primeira vez, o prefeito Assis Ramos deve entregar o prêmio ao poeta Ribamar Silva, no próximo dia 28, em festividade que também empossará a diretoria eleita.
Comentários