Ribamar Silva em lançamento de uma de suas obras

Domingos Cezar

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) realiza na noite desta sexta-feira (6), a partir das 19h30, solenidade de posse do poeta Ribamar Silva, que ocupará a Cadeira 20, deixada pelo jornalista, historiador, editor, pesquisador e acadêmico Adalberto Franklin, falecido no dia 2 de março passado.
O novo titular da Cadeira 20 da AIL, que tem como patrono Dunshee de Abranches, foi eleito no último dia 31 de agosto. Ele concorreu com mais seis intelectuais, dos mais diversos segmentos profissionais e literários de Imperatriz, João Lisboa e Açailândia. A eleição foi uma das mais concorridas dos últimos tempos.
Ribamar Silva, um dos mais produtivos poetas de Imperatriz, este ano ganhou o prêmio literário AIL com uma de suas obras. Recentemente, teve seu nome indicado pelos vereadores José de Arimatéia Castro (Ditola) e José Carlos Soares Barros, com um projeto concedendo-lhe o título de Cidadão Imperatrizense.
Publicações - O poeta tem uma série de obras publicadas no seu currículo literário, na ordem: Fragmentos de Mim, Rosas e Espinhos, Poemação, O Dragão de Sete Cabeça, coautoria com Manu Rolim; Brevíssima Canção, coautoria com Nilson Santos; Pé de Moleque e Punhado de Estrelas, coautoria com Ribamar Fiquene e Adelma Pimentel.
Prossegue com as obras, Caminhos do Corpo, Caminhos D'Alma, Epitáfio de Sonhos, Canto da Vida Inteira, Cuidado e Responsabilidade: reflexões sobre a ética da responsabilidade e do cuidado a partir do pensamento de Emannuel Lévinas, Cuidado: a ética no começo da vida, coautoria com Soelia Ferrante.
E finaliza com as obras Encanto Poético, Momentos Eróticos Crônicas e Contos da Cidade (Org.), 89 Cabaleiros da Alma Poética, Cantos da Cidade (Org), Quintessência, coautoria com Elson Araújo, Trajano Neto, Weliton Carvalho e Lua Serena, além de participação em antologias poetas brasileiros de hoje.