Domingos Cezar
Em acirrada eleição realizada na tarde/noite da última quinta-feira (31), a Academia Imperatrizense de Letras elegeu o poeta Ribamar Silva para ocupar a Cadeira 20 deixada pelo saudoso jornalista, escritor, pesquisador, historiador, editor, acadêmico Adalberto Franklin, falecido no dia 2 de março deste ano.
Dos 39 membros aptos a votar, 33 votaram, sendo destes 25 presenciais e 8 enviaram seus votos em envelope lacrado, como orienta o estatuto da entidade. A assembleia extraordinária foi aberta dentro do horário regimental, quando o presidente Raimundo Trajano Neto leu artigo do estatuto que trata da eleição.
Trajano Neto lembrou aos confrades que os sete candidatos "são capazes, em todos os sentidos, de ocupar a cadeira deixada por nosso saudoso confrade Adalberto Franklin", disse Trajano Neto, observando que, "como tem apenas uma cadeira em disputa, os seis que ficarem de fora continuarão com a nossa amizade e respeito.
Seguindo a tradição da Academia, após a votação, o presidente Trajano Neto designou uma comissão composta pelos acadêmicos Edmilson Franco, José Ribeiro e Adriana Moulin, a realizarem a contagem dos votos em sala secreta, para trazer somente o nome do vencedor para assembleia tomar conhecimento do resultado do pleito.
Coincidentemente, o poeta Ribamar Silva trabalhou nos últimos tempos da vida de Adalberto Franklin, em sua Ética Editora, empresa que mais produziu livros nesta região do país. Ele terá a responsabilidade de substituir Franklin, que foi um dos mais abnegados acadêmicos que passou em toda existência da entidade.
Adalberto Franklin foi o responsável em fazer com que a Academia Imperatrizense de Letras entrasse no circuito nacional do livro, por intermédio da RPS Eventos, empresa paulista que leva o Salão do Livro para todo o Brasil. A propósito, Adalberto Franklin é o patrono do XV SALIMP, que acontecerá no período de 27 de outubro a 5 de novembro.
Comentários