O poeta marabaense Airton Souza foi eleito por unanimidade, durante reunião ordinária da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, seu mais novo membro correspondente, no sul e sudeste do Pará, região de atuação do acadêmico, como membro efetivos de várias academias, todas ligadas à literatura.
Ao ser informado, por intermédio do defensor de sua candidatura, o jornalista e escritor Domingos Cezar, ocupante da Cadeira, que ocupa a 1ª Secretaria da Casa, Airton Souza se disse lisonjeado por ser aceito “em uma das mais conceituadas e atuantes academias der todo o estado do Maranhão”.
O poeta Airton Souza esteve em Imperatriz no ano passado, quando comandou uma trupe de artistas e escritores, que fez no penúltimo dia, toda a programação artística e cultural do 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP. Com ele, entre outros, o cantor/compositor Javier di Ma-y-abá, autor da música “Ave de Arribação”.
Visando fechar esse intercâmbio cultural, Airton Souza levou para Marabá, no mês de dezembro do ano passado, os acadêmicos Raimundo Trajano Neto, Domingos Cezar e Zeca Tocantins, a professora Núbia de Carvalho e o músico Deco, os quais se apresentaram na Biblioteca Orlando Lobo, dirigida pelo poeta.
Airton Souza já é membro de diversas instituições literárias, entre as quais se destacam: Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense – Cadeira 15; Academia de Letras de Marabá – Cadeira 9, membro correspondente da Academia de Letras de Goiás Velho, membro correspondente da Academia de Letras de Fortaleza.
O poeta, que é membro da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste Paraense, é autor de mais de 20 livros de poemas, premiado em diversos certames literários, além de ter publicado livros infantis pela Twee Editora, de Belém (PA), e lançará em breve seu livro de poemas “Aurorescer”, pela Editora Penalux, São Paulo, traduzido para o inglês. (Domingos Cezar)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15619
Poeta marabaense eleito membro correspondente da AIL
Airton Souza tem uma vasta produção literária e integra várias academias paraenses
Comentários