A história de vida de um nordestino - nascido no município cearense de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, que sonhava em difundir a cultura do Nordeste e em modificar a vida das pessoas por meio da poesia - emocionou a plateia presente no encerramento do Experience Day (E-Day) 2017, na noite de terça-feira, na DeVry Facimp, em Imperatriz.
Com o tema "Um jeito arretado de empreender", o poeta Bráulio Bessa encantou quase dois mil espectadores ao narrar sua trajetória de vida simples, empenhado desde os 14 anos em fazer poesia e literatura de cordel, predominantemente com elementos da cultura nordestina, no interior do Ceará, sempre sonhando que a sua poesia alcançasse mais e mais pessoas. Foram muitos tropeços e inúmeras recomendações para desistir, sempre sob o mesmo argumento: "poesia não dá futuro a ninguém".
Hoje, no entanto, Bráulio Bessa é nacionalmente conhecido por apresentar um pouco dos costumes e da cultura dos estados nordestinos no quadro permanente "Poesia com Rapadura", do programa Encontro com Fátima Bernardes, além de continuar com o seu projeto "Nação Nordestina", que configura o poeta como um dos maiores ativistas da cultura nordestina na internet, com mais de um milhão de seguidores e 40 milhões visualizações em suas declamações audiovisuais.
Durante a palestra, Bráulio deu pistas do caminho trilhado por ele em tom de dicas para os estudantes e universitários presentes no evento: "É preciso planejamento. Não adianta nada a pessoa ter um sonho, mas não ter planejamento, além de uma série de fatores como trabalho, dedicação, criatividade e luta a todo momento pelo que você almeja".
De modo simples e franco, o poeta recomendou que, antes de ser um profissional de qualquer que seja a área, cada um deve lembrar que é um ser humano, precisa estar com a alma verdadeira e motivada, pois foi isso que fez a história dele, de um sertanejo nordestino, alcançar tantas pessoas. "Digo sempre para as pessoas fazerem tudo por amor e não por dinheiro. Muitos associam empreendedorismo a dinheiro, mas, na verdade, o foco deve ser na vida e na causa: é você, diariamente, criar possibilidades e exercitar a mente e sua criatividade. Então, o recado para todos é que ganhar dinheiro é bom, mas não tenha isso como prioridade", disse o poeta.
Quem participou da palestra pôde contemplar, por quase duas horas, os risos e as lágrimas arrancados pelo poeta Bráulio Bessa ao tratar de dedicação e superação profissional.

Qual profissão vai escolher?
Além da palestra, durante todo o dia dessa terça-feira, a Devry Facimp abriu suas portas para visitação, durante o Experience Day 2017, que teve como objetivo auxiliar os alunos do ensino médio a decidir sobre seu futuro profissional. Cerca de 600 alunos de escolas públicas e privadas de Imperatriz participaram de uma programação voltada a proporcionar uma vivência profissional aos visitantes por meio de oficinas dos cursos, workshops, bate-papos e atividades lúdicas, nas quais foram evidenciadas as múltiplas possibilidades das carreiras profissionais da instituição, além das funções e aptidões cotidianas dos profissionais de cada área.
"Ainda não conhecia a Devry Facimp, mas estou gostando bastante da faculdade e da oportunidade de conhecer os cursos. Gostei, principalmente, das possibilidades de intercâmbios internacionais oferecidos que motivam a gente a estudar e se esforçar cada vez mais, já que o único caminho para entrar nessas faculdades é o próprio estudo", relatou o aluno da escola Graça Aranha, Carlos Eduardo, enquanto participava das atividades no E-Day. O estudante revelou ainda que tem o sonho de ingressar na área de saúde. "Vivenciar como são esses cursos na Devry Facimp só tem me favorecido a escolher a futura profissão. Gostei muito de ver coisas relacionadas a fisioterapia, anatomia humana e nutrição aqui na faculdade", disse.
A coordenadora do Curso de Enfermagem, Orquideia Fernandes, destacou que o aluno do ensino médio muitas vezes tem dúvida sobre a área que quer atuar e o E-Day proporciona um experimento daquilo que ele pode almejar. "O E-Day é bastante importante, pois os alunos da região fazem atividades práticas simuladas em diversos cursos, cada um com suas peculiaridades", frisou.
Durante todo o dia de terça-feira, os alunos participaram de diversas atividades simuladas nos cursos de graduação da Devry Facimp, conhecendo laboratórios e equipamentos, além de refletirem sobre os desafios da atuação profissional em cada carreira que venham a escolher para seguir, e que podem começar com a escolha de uma graduação universitária.