A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMP), Maria da Conceição Medeiros Formiga, está eufórica com a publicação e lançamento do Plano Municipal de Políticas Públicas elaborado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), formado por servidores de todas as secretarias, assessorias e demais autarquias da Prefeitura de Imperatriz.
O Plano, constituído de oito capítulos, aborda os mais diversos temas da vida cotidiana das mulheres e foi lançado na última sexta-feira (1º), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – Semus, na solenidade de abertura da Semana da Mulher Imperatrizense. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira, primeiro gestor do estado do Maranhão a criar uma secretaria específica para mulheres.
De acordo com a secretária Conceição Formiga, o Plano, que tem a forma de um livro em cada capítulo, presta homenagem às mulheres que se destacaram nas lutas em prol da sociedade local. O primeiro capítulo homenageia a bancária Conceição Silveira, que tem um expressivo trabalho social, e aborda o tema “Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social”.
O segundo é dedicado a Adalgisa Moreno, conceituada e tradicional professora da rede estadual de ensino. O capítulo aborda a temática “Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica”. O terceiro capítulo homenageia a médica Eimar de Andrade Melo e aborda o tema “Saúde das mulheres – direitos sexuais e reprodutivos”.
O quarto capítulo do Plano Municipal tem como homenageada a juíza da Vara de Defesa da Mulher, Sara Fernanda Gama, abordando a temática “Enfrentamento de todas as formas de violência contra mulheres”. O quinto homenageia Hilda da Rocha Cortês Silva, primeira vereadora eleita no município de Imperatriz, no ano de 1954. O capítulo aborda o tema “Superação no mundo da política”.
O sexto capítulo presta homenagem a Lourdes Dias Paiva, dirigente local da Cáritas Brasileira. O capítulo aborda a temática “Desenvolvimento local sustentável, direito a moradia digna”. O sétimo homenageia a professora e folclorista Maria do Amparo de Oliveira Ribeiro abordando o tema “Cultura, comunicação e mídia igualitária”.
O Plano Municipal de Políticas Pública para Mulheres traz no capítulo oitavo uma homenagem a várias mulheres que colaboraram com sua redação e aborda a temática “Gestão e monitoramento do Plano”. Conceição Formiga afirma estar satisfeita com o resultado final e garante que o Plano muito vai colaborar com a política pública para as mulheres de Imperatriz. (Domingos Cezar / ASCOM)