A titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres - SMPM, Maria da Conceição Medeiros Formiga, continua empolgada com o Plano Municipal de Políticas Públicas para mulheres, cujo conteúdo está sendo apresentado para a sociedade civil organizada.
Desde que foi lançado em 8 de março - Dia Internacional da Mulher - Conceição visita associações de classe, sindicatos, órgãos institucionais, escolas, secretarias, igrejas católicas e evangélicas, entre outros, apresentando o Plano Municipal, um dos primeiros lançados no estado do Maranhão.
O propósito agora da secretária é começar um processo de sensibilização que está sendo feito nas universidades (UFMA) e (UEMA) e deverá se estender pelas faculdades existentes na cidade. Na Universidade Federal do Maranhão, o trabalho de sensibilização está sendo feito aos acadêmicos de Pedagogia e Jornalismo.
"Esse processo visa executarmos uma das ações do I Plano Municipal de Políticas Pública para mulheres, que é estimular e apoiar a criação de Núcleos de Estudo e Pesquisa em Gênero nos organismos", afirma Conceição Formiga, ressaltando que essa ação se estenderá às faculdades.
Ela garante que, com o apoio do secretário Zesiel Ribeiro, já foi criado um Núcleo na Secretaria Municipal de Educação - SEMED, contando com a efetiva participação da secretária adjunta Marinalva Silva e das professoras Ivetilde Delgado e Francely Oliveira.
Conceição Formiga informou, ainda, que outro Núcleo foi implantado na UEMA contando com o apoio da professora Margarida Chaves. "Quem está fazendo a apresentação é a assistente social da SMPM, Sueli Brito", afirma Formiga, destacando que a reunião da UFMA contou com a presença de Conceição Silveira, de Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14745
Comentários