Secretária Conceição Formiga e equipe da SMPM

Após um breve descanso, a professora Maria da Conceição Medeiros Formiga, titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), se diz satisfeita com a aceitação popular do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, cujo conteúdo continua sendo muito bem recebido pela sociedade civil organizada.
Desde que foi lançado em 8 de março – Dia Internacional da Mulher – do ano passado, Conceição Formiga e equipe começaram as visitas por associações de classe, sindicatos, órgãos institucionais, escolas, secretarias, igrejas católica e evangélicas, entre outros, apresentando o Plano Municipal, um dos primeiros lançados no estado do Maranhão.
Desde o lançamento, a secretária começou um processo de sensibilização que foi feito pelas universidades (UFMA e UEMA) e se estendeu pelas faculdades existentes na cidade. Na Universidade Federal do Maranhão, o trabalho de sensibilização começou pelos acadêmicos de Pedagogia e Jornalismo.
De acordo com a secretária Conceição Formiga, esse processo tem como finalidade executar uma das ações do 1º Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que é estimular e apoiar a criação de Núcleos de Estudo e Pesquisa em Gêneros nos mais diversos organismos, “para que todos possam entender a importância desse documento que dignifica todas as mulheres de nosso município”.
Para divulgação e execução do Plano, a secretária contou com o apoio de várias pessoas e instituições. Entre estas, Conceição Formiga destaca o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, uma vez que foi criado um Núcleo na Secretaria Municipal de Educação - Semed, que segundo ela, conta com a efetiva participação da secretária-adjunta Marinalva Silva e das professoras Ivetilde Delgado e Francely Oliveira.
Lançamento – A propósito, Conceição Formiga informa que a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres realiza o lançamento, nesta sexta-feira (31), às 19h, no auditório da Unisulma, do livro “Políticas Públicas em Gênero; o pensar e o fazer em Imperatriz”. O evento contará com a participação das mulheres que pertencem ao Núcleo de Estudos em Gênero, da Secretaria Municipal de Educação – Semed. (Domingos Cezar/ASCOM)