Professores, gestores e coordenadores escolares e universitários da UFMA participaram da última audiência na Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Na última terça-feira (23), foi realizado o encerramento das Audiências Públicas de apreciação do Plano Municipal de Educação (PME) de Imperatriz.

Com a presença de professores, gestores e coordenadores escolares e universitários da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi realizada a última audiência na Universidade Aberta do Brasil (UAB), conforme explica Fátima Vale, coordenadora do Fórum Municipal de Educação (FME).
"Realizamos na noite de terça o encerramento das audiências públicas com estudantes e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), só que no auditório da UAB. Caminhamos agora para a próxima etapa, que é a Assembleia do Fórum Municipal de Educação, para análise das sugestões coletadas através das audiências e do portal virtual. Foram muitas ações e muitos envolvidos para que a participação da sociedade se desse de forma ampla e comprometida na construção das metas e estratégias para a educação nos próximos dez anos. Parabéns e muito obrigada a todos que participaram e colaboraram para que pudéssemos chegar até aqui, as atividades continuam".
Marinalva da Silva, secretária adjunta de Educação de Imperatriz, dá detalhes sobre o Plano Decenal de Educação do município de Imperatriz: "O Plano Municipal de Educação (PME) está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação e, mais integrado, ainda, à realidade, à vocação e às políticas públicas do município. A história, a geografia, a demografia do município, e sua proposta de desenvolvimento é que determinam as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar".
Dentre os objetivos do PME, Marinalva enumera alguns: garantir às crianças, à juventude e a pessoas adultas e idosas, boas condições de acesso e permanência nas etapas e modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, melhorando assim a qualidade da educação oferecida; Melhorar a qualidade da educação, especialmente da Rede Municipal de Ensino, investindo-se prioritariamente na formação continuada dos educadores e educadoras; Assegurar a efetiva aprendizagem dos/das estudantes envolvendo o domínio dos aspectos sócio-cognitivo-afetivo e cultural; Promover a atuação de uma gestão escolar democrática e participativa.

Sobre as audiências
Ao todo, foram realizadas cinco Audiências Públicas: Faculdade de Educação Santa Teresinha (FEST), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizada nas instalações da Universidade Aberta do Brasil (UAB); que levaram professores, gestores, coordenadores, estudantes universitários e toda a sociedade de Imperatriz a discutir a versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME), elaborado em versão preliminar pelo Fórum Municipal de Educação (FME) com metas e estratégias para a educação de Imperatriz nos próximos dez anos. (Luana Barros - ASCOM)