A titular da Secretaria Municipal de Política Pública para Mulheres – SMPM, professora Maria da Conceição Medeiros Formiga, está completamente empolgada com o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, elaborado por um grupo de trabalho de vários setores da Prefeitura de Imperatriz. O Plano foi lançado dia 1º de março, na solenidade de abertura da Semana da Mulher.
Desde então, Conceição Formiga tem levado exemplares do Plano para todos os lugares, órgãos, entidades afins, sindicatos, nos seminários dos quais participa. Para a secretária da Mulher, a publicação do Plano Municipal foi a concretização de um sonho, de uma luta que começou desde que ela tomou posse na SMPM e teve oportunidade de conhecer o Plano Nacional.
O plano requer melhoria no SUS, considerando todas as fases do ciclo de vida das mulheres, ampliando acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde integral em todo o município, resguardando as especificidades de gênero, raça/etnia, deficiência, geração e orientação sexual.
Visa contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, em todas as fases do seu ciclo de vida e sem discriminação de gênero. Objetiva ampliar, fortalecer e qualificar a atenção integral à saúde da mulher nos programas e serviços de Saúde Municipal.
De acordo com Conceição Formiga, o Plano Municipal visa, ainda, assegurar qualificação dos serviços e programas de saúde garantindo a incorporação na perspectiva de gênero, violência de gênero, direitos humanos, raça/etnia, deficiência, geração e orientação sexual.
O plano tem como metas reduzir em 10% a razão de mortalidade materna; garantir a oferta de métodos anticoncepcionais reversíveis para 100% da população feminina usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizar métodos anticoncepcionais em 100% dos serviços de saúde.
Tem ainda como metas aumentar em 100% o número de exames citopatológicos na população feminina de 25 a 59 anos; em 80% o número de mamografias na população feminina, ampliar e aperfeiçoar o atendimento às mulheres, no climatério e idosas e implementar o atendimento ginecológico para as mulheres em todos os ciclos da vida. (Domingos Cezar / ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14656
Plano Municipal beneficiará mulheres na área da saúde
Secretária Conceição Formiga está apresentando o Plano para a sociedade
Comentários