O secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Vasconcelos Alencar, observa que chegou na hora certa a elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município de Imperatriz. Ele assinala que o promotor de Justiça Jadilson Cerqueira (Meio Ambiente) mostrou números alarmantes, porém em nível de Brasil.
“As dez melhores cidades do país que estão com o plano em andamento, onde dispõem de melhor saneamento, são: duas no Paraná, uma em Minas Gerais e sete em São Paulo. Já em relação ao norte e nordeste do Brasil, os dados são considerados alarmantes, mas Imperatriz já cumpre seu papel, por meio da Sinfra, elaborando esse plano”, ressalta.
Alencar detalha que o Plano de Saneamento Básico disporá de projetos voltados à melhoria do sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos (limpeza urbana) e manejo em águas pluviais (drenagem). “Nós acreditamos que, brevemente, o município de Imperatriz terá seu plano formatado. E garante que não será um plano ‘control C’, ‘control V’ - copiado da internet -, mas elaborado para Imperatriz”, assegura.
O secretário destaca que o município pretende elaborar um plano (moderno) para que nos próximos 20 anos - as futuras gerações - tenham um plano e ações nessa área de saneamento na cidade de Imperatriz.
“Esse fórum é para colher sugestões da sociedade civil organizada e da comunidade para formatação do Plano de Saneamento Básico, inclusive com grupos de trabalho, participação da promotoria de Justiça e órgãos competentes”, argumenta ele, que prevê a elaboração de um grande plano de saneamento que mudará o futuro de Imperatriz.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14833
“Plano de Saneamento Básico mudará o futuro de Imperatriz”, diz secretário
Fórum discutiu elaboração da proposta com a comunidade ontem
Comentários