Inês de Jesus Silva dá detalhes sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação

Na manhã desta terça-feira (02 de dezembro), o Fórum Municipal de Educação (FME) entrega em cerimônia solene na Câmara Municipal de Imperatriz o Plano Municipal de Educação (PME) ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que no mesmo ato fará o encaminhamento para o Poder Legislativo.

Inês de Jesus Silva, coordenadora do FME, explica de onde surgiu a ideia de elaboração deste plano. "A elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) está previsto na Lei 10.172 de 9 de janeiro de 2001 que estabeleceu o Plano Nacional da Educação (PNE). É fundamental esclarecer que o PME não é um Plano do Sistema ou da Rede de Ensino do Município, mas um Plano de Educação do Município. Integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação, sim, porém mais integrado, ainda, à realidade, à vocação e às políticas públicas do Município. A história, a geografia, a demografia do Município e sua proposta de desenvolvimento é que determinam as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar".
Marinalva da Silva, secretária adjunta de Educação, enumera alguns dos objetivos do PME. "O Plano Municipal de Educação tem objetivos como garantir às crianças, à juventude e a pessoas adultas e idosas boas condições de acesso e permanência nas etapas e modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, melhorando assim a qualidade da educação oferecida; Melhorar a qualidade da educação, especialmente da Rede Municipal de Ensino, investindo-se prioritariamente na formação continuada dos educadores e educadoras; Assegurar a efetiva aprendizagem dos/das estudantes envolvendo o domínio dos aspectos sócio-cognitivo-afetivo e cultural; Promover a atuação de uma gestão escolar democrática e participativa".

Sobre as audiências
Ao todo, foram realizadas seis Audiências Públicas: Faculdade de Educação Santa Teresinha (FEST), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizada nas instalações da Universidade Aberta do Brasil (UAB); que levaram professores, gestores, coordenadores, estudantes universitários e toda a sociedade de Imperatriz a discutir a versão preliminar do Plano Municipal de Educação (PME), elaborado em versão preliminar pelo Fórum Municipal de Educação (FME) com metas e estratégias para a educação de Imperatriz nos próximos dez anos. (Luana Barros - ASCOM)