No Dia Mundial da Água, 22 de março, última sexta-feira, o departamento de Vigilância Ambiental promoveu um Pit Stop na avenida Dorgival Pinheiro de Souza para chamar a atenção da população de Imperatriz sobre um tema vital: A  pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável e própria para o consumo.
Depois de 4 anos seguidos realizando gincanas e palestras nas escolas e creches municipais da zona urbana e rural de Imperatriz, levando conhecimento em forma de entretenimento aos alunos, professores e comunidade em geral. As palestras tem o objetivo de informar sobre o uso adequado da água e dispensação correta do lixo doméstico. A Vigilância Ambiental, através do programa Vigiágua, usou o Pit Stop como instrumento de esclarecimento ao público.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Conceição Luz, "além de distribuição de material educativo em forma de folder, cartilhas e instruções de como realizar limpezas de caixas d'água e reservatórios, as abordagens aos motoristas e pedestres se caracterizaram como uma forma mais abrangente e eficaz de propagação da informação".

Controle da qualidade da água

Em todo o país, apenas 67% das cidades dispõem de mecanismos para fiscalizar e avaliar a qualidade da água. E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
Para a coordenadora Conceição Luz, há a necessidade urgente de se debater a questão da água no município. "Estamos passando pelo chamado 'estresse hídrico estrutural' e nos preocupa muito o aspecto do índice de qualidade da água. Por isso estamos realizando debates frequentes sobre disponibilidade e potabilidade da água na cidade, onde colocamos em prática o plano de gestão da secretaria de saúde, que trabalha o diagnóstico, prognósticos, plano de metas, objetivos, além da classificação dos mananciais do município", disse.
Para a secretária municipal de saúde, Conceição Madeira, a maioria das pessoas no mundo ainda não se conscientizou sobre a importância de se economizar água. "A realidade está aí, batendo a nossa porta. O Planeta Terra está pedindo socorro. Estamos promovendo essa atividade também para a conscientização popular", disse.
O 22 de março é comemorado com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. A água é essencial para a vida e o desenvolvimento econômico, mas as fontes de água no planeta são limitadas: apenas 3% da água disponível é considerada adequada ao consumo humano. (Da ASCOM)