Quadra poliesportiva começa a ganhar forma

Denis Oliveira

Durante décadas, o principal centro esportivo de Imperatriz. Histórico, o complexo esportivo Barjonas Lobão viveu seus dias de glória, mas sucumbiu à implacável passagem do tempo. Hoje, passa por um dos maiores processos de reestruturação já vistos no município. Logo, o local dará lugar à Praça da Juventude, com estrutura mais moderna e ampla que a anterior.
A maior evidência da mudança de cenário do local foi percebida no fim da tarde da última segunda-feira (27). O ginásio do Fiqueninho, integrante do complexo esportivo, foi completamente demolido. De acordo com o engenheiro civil Carlos Cunha, responsável pela demolição, o local já não oferecia segurança para usuários.
A Praça da Juventude terá uma nova quadra poliesportiva coberta, que já está em construção e terá as mesmas características do ginásio do Fiqueninho, com arquibancada e estruturada para receber a prática de esportes como futsal, handebol, basquete e vôlei. A estrutura já está em construção desde a semana passada.
Ao mesmo tempo, também está em construção a piscina olímpica, que fará parte do projeto e terá 50 metros de comprimento, 25 largura e dois de profundidade. Tanto a piscina quanto a quadra são construídas pela mesma empresa. Segundo o mestre de obras Edilson Santana Chagas, estas estruturas serão as primeiras a ficar prontas.
O secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Alencar, lembrou que, ao todo, serão oito meses de obra. “É uma obra de oito meses. Será feita a reforma do complexo esportivo Barjonas Lobão. Vamos fazer uma piscina olímpica, uma quadra coberta, uma arena de vôlei de praia, pista de skate, pista de cooper, a piscina olímpica e uma quadra não coberta”, disse.

Prazo

Roberto Alencar destacou que o prazo de oito meses de execução da obra depende da liberação dos recursos do Governo Federal. “Nós esperamos que a conclusão seja junta [em oito meses]. São três empresas [fazendo a obra] porque foram feitas três licitações, uma para a piscina olímpica, uma para a quadra não coberta e outra para os demais equipamentos. Também será feita uma academia de saúde e uma pista de Cooper com largura de quatro metros, com duas vias, que será feita em torno de todo o complexo”.
Os recursos para a reestruturação do complexo Barjonas Lobão foram destinados a Imperatriz por emenda parlamentar do deputado Davi Junior. No entanto, o Governo Federal demorou 18 meses para realizar o depósito na conta da Prefeitura. O repasse de 30% do valor total da obra foi feito há pouco mais de um mês.
De acordo com Alencar, a Prefeitura espera receber mais um repasse assim que 30% da obra estiver concluída. “A informação que temos do Governo Federal é que, logo que complete os 30% da obra, o Governo vai liberar mais 30% dos recursos e, quando concluída esta parte, serão liberados os 40% finais para fazer a conclusão”, explicou.
Enquanto funcionou, o Fiqueninho foi o principal palco das disputas dos Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs), em modalidades como futsal, basquete, vôlei e handebol. Além do ginásio, o complexo Barjonas Lobão também tinha áreas para a prática de outras modalidades, com a pista de atletismo. Com a entrega da obra, o local deve voltar a viver seus dias de glória, sendo referência para o esporte de toda a região. (Comunicação)